Uma noite para aprender sobre a sabedoria

No caminho para uma vida financeira bem-sucedida estão desafios que atingem a todos. O assunto foi abordado em um encontro especial conduzido pelo Bispo Júlio Freitas em São Paulo

Imagem de capa - Uma noite para aprender sobre a sabedoria

Na segunda-feira, 5 de setembro, aconteceu a Noite da Sabedoria na Catedral da João Dias, na zona sul de São Paulo. O encontro, iniciado às 20 horas, foi conduzido pelo Bispo Júlio Freitas e reuniu mais de
9 mil pessoas. O Bispo Carlos Cucato e os Pastores Marcelo Barcellos e Anderson Freitas também participaram.

A reunião contou com a apresentação do óleo da sabedoria, que foi consagrado em sete nações: Estados Unidos, China, Japão, Inglaterra, Emirados Árabes, Suíça, Alemanha e Brasil. A cada segunda-feira, até 17 de outubro, os participantes da reunião serão ungidos com ele.

O foco na sabedoria surge em meio a um cenário marcado pelo desafio, imposto a todo brasileiro, de se reinventar, de se redescobrir e de ser resiliente. No início da palestra, o Bispo Júlio lembrou que todos os presentes tinham algo em comum: obstáculos para serem superados, Fé para ser desenvolvida e sonhos para serem realizados, “mas, para isso, é preciso receber o Espírito da sabedoria”, expôs. Segundo ele, esse Espírito de sabedoria e de entendimento, de conselho e de fortaleza, de conhecimento e de temor, vem do próprio Deus (Isaías 11.2). Assim, quem experimenta dEle recebe uma mente transformada, visto que esse Espírito lhe instrui (1 Coríntios 2.16). No entanto o Bispo destacou que, antes de recebê-Lo, é preciso confrontar três inimigos.

ANSIEDADE
Um dos inimigos mais comuns entre as pessoas hoje é a ansiedade. “A ansiedade é tão nociva que tem o poder de cegar uma pessoa: ela não vê as pessoas ao seu redor, como familiares, clientes, funcionários e superiores. Todo ansioso não dá tudo de si naquilo que faz porque não se concentra, não é porque não é profissional, não tenha faculdade ou formação. Muitas pessoas erram nesse aspecto e não dão atenção ao cliente, seja ele pequeno, médio ou grande, ou não dão atenção às oportunidades que estão diante delas. A ansiedade cega”, afirmou.

O Bispo ainda observou que o ansioso tende a fantasiar o dia de amanhã, pois vive a suspirar coisas como “quando eu fizer aquele contrato, vou resolver todos os meus problemas”, “quando eu multiplicar minha clientela, vou estar bem” e “quando tiver uma formação melhor, vou prosperar”. Contudo, por causa da ansiedade, a pessoa não faz o que só ela pode fazer, mesmo quando a tarefa está a seu alcance. Em vez de se distrair com o que deseja e não tem, quem não se deixa levar pela ansiedade valoriza o próprio talento, seja ele qual for. Assim, “você aperfeiçoa seus conhecimentos, se aperfeiçoa servindo seu cliente, servindo a empresa, dando o melhor e, então, começa a ascender”, disse.

Não à toa, em Mateus 6.25 lemos as Palavras do Senhor Jesus em que Ele antecipa a inquietação com a qual muitos se deparam hoje em dia e dá o conselho que não se deve confiar a vida no dia de amanhã ou depois de amanhã.

FEITO ESTÁTUA
O medo de perder algo tem levado muitas pessoas, inclusive cristãs, a permanecerem paralisadas, mesmo que sejam excelentes profissionais e bem instruídas. Em outras palavras, o medo pode levar ao fracasso. O Bispo Júlio afirmou que há duas fontes bastante férteis para o medo: uma delas jorra das notícias negativas. “Infelizmente, isso nós temos em abundância e, muitas delas, ligada às fake news”, disse.

Ainda de acordo com ele, a segunda fonte de medo está relacionada aos erros cometidos no passado. “A primeira coisa que você tem que fazer em relação ao medo é se tornar surdo. Você não tem que ficar se preocupando com o que estão falando ou com o que pensam. Você tem que fazer o que sua Fé lhe pede e o que o Espírito da sabedoria lhe inspira a fazer. Seja surdo para as notícias e não fique preocupado com opinião, com a concorrência nem com os outros. Senão você fica dividido e, dividido, você fica com medo e, com medo, você não avança, fica empacado. Toda pessoa medrosa está parada no tempo”, alertou.

NÃO QUEIRA SER “O TAL”
Outro rival que pode surgir no mais íntimo de cada um é o orgulho, que destrói “quem quer que seja de dentro para fora”. Muitos se consideram bons o suficiente ou donos de um currículo irretocável e, ainda assim, se escondem e se frustram para manter o que consideram uma habilidade irrefutável.

Contudo a sabedoria está justamente na humildade. “Se o Espírito do Criador, da sabedoria, é humilde, quem sou eu, quem é você para achar que é ‘o tal’? Esteja aberto para aprender, pois isso enriquece o seu espírito, o enriquece espiritualmente, psicologicamente e emocionalmente também. Ser humilde é estar com seu espírito apto para crescer, se aprimorar, cobrar de si. O Espírito da sabedoria só pode instruir, guiar, dar ideias e inovar quem é humilde para ouvir”, finalizou.

Os encontros da Noite da Sabedoria, do Congresso para o Sucesso, acontecem na Avenida João Dias, 1.800, em Santo Amaro, São Paulo, até 17 de outubro (o Pastor Marcelo Barcellos estará presente às reuniões das 20h). Participe.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: mídia FJU/ João Dias-SP