Uma beleza a que todas nós temos acesso

Mal compreendida, a santidade cria em muitas mulheres o imaginário de um passaporte inatingível. No entanto, para quem a quer, ela é algo completamente possível

Imagem de capa - Uma beleza a que todas nós temos acesso

Cá entre nós, a santidade não é algo extremamente desejável. Nós não a vemos, por exemplo, liderar a lista de prioridades femininas ou ser tão desejada quanto entrar em um manequim 38 ou até, quem sabe, em um 36. Ela também não é tão celebrada quanto o colágeno em um pote de creme com promessas rejuvenescedoras. Assim, o lugar que resta à santidade no imaginário de muitas mulheres é o alto de uma prateleira, envolta por uma redoma de cristal com a palavra “inatingível” em letras fluorescentes.

Em um primeiro momento, a santidade pode assustar por nos levar a crer que, para nos encaixarmos nela, precisamos ter uma auréola dourada em nossa cabeça. Com essa ideia equivocada, a vida cristã parece um fardo. Contudo santidade não é sinônimo de perfeição, afinal de contas, ninguém é perfeito – exceto Deus. No entanto, muitas mulheres se escoram nessa crença para se esquivar da autorresponsabilidade de buscar uma vida de vigilância constante.

LEVANDO A SÉRIO
Em Salmos 29.2, lemos: “Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade”. Recentemente, o assunto foi discutido por Cristiane Cardoso durante uma meditação da Palavra. Ela explicou que “santidade é aquilo que há de mais belo” e a comparou à sensação que um bebê provoca em nós. “Quando você vê um neném, você logo sorri. Por quê? Porque ele é puro. Quando você vê algo puro, aquilo faz bem para você, enche os seus olhos e te dá gozo na alma. A beleza está na pureza”, disse.

No entanto, muitas vezes, associamos santidade a algo que beira o fanatismo porque não compreendemos seu significado. “Santidade é separação. Algo santo é algo separado”, explicou.

Muitas escolhas e situações ao nosso redor clamam por santidade. O casamento é uma delas. “A Bíblia fala (que o casamento) tem de estar sem mácula, sem mancha, sem coisas impuras, mas o mundo quer sujar algo que é para ser santo ao dizer que você tem de apimentar a relação e tentar coisas novas”, observou Cristiane. “A Bíblia fala que nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6.19-20), então, temos de cuidar bem dele, não podemos nos entregar a vícios ou ficar relaxadas com a alimentação.” A consciência e o coração também precisam estar santificados: “então, não podemos ter mágoa, maus olhos ou alimentar e entreter pensamentos e ideias sujas”.

ESCOLHAS
A busca pela santidade é algo espiritual e exige do cristão, no mínimo, interesse, curiosidade e boa vontade para se parecer com Cristo. “Você não tem de ter medo da santidade e de sacrificar coisas, pessoas, manias e hábitos pelo Senhor Jesus. Claro, você vai ter de ter equilíbrio, mas Deus se alegra de pessoas que se separam do mundo, que se afastam daquilo que não tem nada a ver com Ele. Se santificar é ter um comportamento diferente das demais pessoas, não porque você se acha melhor, mas porque você quer agradar a Deus. A santidade nos aproxima dEle. A santidade é linda, admirável e chama a atenção certa. Em sua santificação você tem essa beleza, que é admirável e não se compra, não está à venda”, concluiu.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Getty Images