Um mês no ar: Gênesis devolve vontade de viver a senhora de 81 anos

Novela completa 30 dias com sucesso de audiência e muita história para contar

Imagem de capa - Um mês no ar: Gênesis devolve vontade de viver a senhora de 81 anos

Quem acompanha a novela Gênesis está fazendo uma verdadeira viagem no tempo e descobrindo muitas curiosidades sobre a nossa existência.

A trama, que completa um mês no ar nesta sexta-feira, tem atraído diferentes públicos. Engana-se quem pensa que apenas quem tem alguma religião assiste novelas bíblicas. Gênesis, que tem uma produção de cinema, um elenco de peso e um enredo que encanta, tem chegado às pessoas das mais diferenças crenças e idades.

Os resultados são grandiosos! A trama vem consolidando excelentes posições na audiência. Atualmente, está em segundo lugar isolado em São Paulo e no Rio de Janeiro e crescendo muito em todo o país. Em Goiânia e Salvador, por exemplo, chegou a garantir o primeiro lugar isolado.

A superprodução já chama atenção também no exterior. Em Moçambique, na África, Gênesis mantém a liderança com 10 pontos de média, isso é mais do que o dobro da audiência da emissora concorrente. Em Portugal, foi a melhor estreia da Record TV desde 2018, com Jesus.

Conversei com algumas pessoas que estão acompanhando Gênesis e ouvi diferentes opiniões: “Jamais imaginei que existiam estudos que comprovam os acontecimentos narrados em Gênesis”. “Depois que comecei assistir a novela passei a ter vontade de entender mais sobre a nossa existência”. “Além de aprender, me divirto com as cenas e fico brava com alguns personagens, como por exemplo Caim, Semíramis e Nadi”.

Mais que entretenimento

Assim, Gênesis não apenas entretêm os espectadores, mas também traz muitos ensinamentos bíblicos, históricos e humanos que, inclusive, possibilitam que os mais novos assistam. Isso tudo sem falar na estética da novela que tem rendido muitos elogios da crítica.

Tive conhecimento também de pessoas que estavam depressivas e, após assistirem a novela, ganharam fôlego de vida. Tem a história da dona Rosa, de 81 anos, que perdeu o companheiro de vida há pouco tempo.

Por conta da idade avançada, ela desenvolveu um glaucoma severo que os médicos afirmavam não ter mais jeito. Ela passava o dia todo sentada no sofá, esperando o tempo passar, assistindo a vida se esvair.

Mas, quando a novela estreou, ela passou a ouvi-la. Sem poder ver sequer uma imagem, começou a imaginar os personagens e se interessar pelo enredo.

Há algumas semanas, dona Rosa foi em mais uma consulta. Aquela seria a última tentativa para que ela voltasse a enxergar, nem que fosse um pouco.

A médica disse que haveria uma pequena chance, se ela operasse. Assim aconteceu e, semana passada, após realizar a cirurgia, a visão dela voltou em torno de 15%.

De lá para cá, sua maior alegria é poder assistir à novela e enxergar os personagens. “Essa novela me trouxe de volta o sorriso no rosto. Estou amando cada capítulo. É o único momento do dia que fico bem, sem ficar lembrando de seu avô”, conta dona Rosa, minha avó.

Apesar de afirmar gostar de todo o enredo, uma cena em especial a marcou. “Quando, depois de perder seu filho, Adão se arrepende e faz uma oração, conversa com Deus. Aquela cena me fez pensar sobre a importância de termos um relacionamento com o Criador”, conclui.

Logo, a novela não apenas emociona, mas também leva os telespectadores a uma reflexão muito importante e necessária acerca da vida, dos seus relacionamentos, decisões e conflitos pessoais. Uma produção audiovisual que nos faz pensar, avaliar e mudar sobre muitas coisas que não estavam sendo boas para nós.

Compromisso marcado

Mas, Gênesis também traz um olhar divertido. Após cada capítulo, surgem muitos memes nas redes sociais (e ranços atualizados também, rs). Constantemente, o folhetim tem se destacado nos Trending Topics do Twitter.

Além disso, foi a produção que mais conquistou seguidores no Instagram entre as novelas e séries que estrearam em janeiro, segundo o The Wit, plataforma que destaca conteúdos de TV e digital para melhores experiências entre marcas e consumidores. É a novela da Record TV que teve mais engajamento nas redes sociais. Os conteúdos reflexivos que são postados sobre cada capítulo, as curiosidades, os filtros exclusivos têm chamado atenção do público.

A trama está dividida em sete fases (Criação, Dilúvio, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Abraão, Jacó e José) e atualmente está na quarta fase, onde o público terá o privilégio de conhecer a história de vida de Abrão. Em Gênesis entenderemos porque o nome dele se tornará Abraão, aquele que será considerado o pai das nações.

Segundo publicação no Instagram de Gênesis (@novelagenesis), Abrão se parece com sua mãe Amat. “Ele é mais calmo, não gosta de conflitos e prefere se calar do que revidar. Para uns, ele é fraco, para outros, ele nunca chegará aos pés de seu valente pai Terá, mas para Deus, Abrão é perfeito pois Ele escolhe ‘as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes – Coríntios 1:27′”.

Os registros históricos também reforçam a importância desse período. Abrão nasceu em Ur, a cidade mais famosa da época da Mesopotâmia. Estamos falando de mais de cinco mil anos atrás.

Ur estava à frente de seu tempo, com um comércio avançado, um sofisticado sistema de ensino, de medicina entre muitos outros. É lá onde Abrão crescerá e enfrentará muitos desafios.

Vamos conhecê-los a partir de hoje, às 21h, na Record TV.

Agora, caso você queira assistir as fases anteriores, basta acessá-las pelo Play Plus.

imagem do author
Colaborador

REFLETINDO SOBRE A NOTÍCIA POR ANA CAROLINA CURY | Do R7 / Fotos: Reprodução