Torneio de vôlei é realizado dentro de unidade feminina de Rio Branco, no Acre

Promovido pelo grupo Universal Socioeducativo (USE), o objetivo é promover interação entre internas, funcionárias e voluntárias por meio do esporte

Imagem de capa - Torneio de vôlei é realizado dentro de unidade feminina de Rio Branco, no Acre

Recentemente, o grupo Universal Socioeducativo (USE) do estado do Acre promoveu o primeiro torneio de vôlei dentro da unidade feminina para menores Mocinha Magalhães, localizada na capital, em Rio Branco.

A iniciativa tem o intuito de promover a interação entre internas, funcionários e voluntárias por meio do esporte.

A atividade foi composta por seis jogos, dos quais participaram 33 internas, 6 voluntárias, 16 agentes penitenciários e até a diretora da unidade, Alessandra Viana Diniz de Araújo.

No final do torneio, todas receberam lanches e, como premiação, as integrantes do time vencedor ganharam sorvete, já que medalhas não são permitidas.

O trabalho de evangelização dentro da unidade começou há 8 meses. Para conseguir alcançar as 70 internas são realizadas quatro reuniões em um único dia da semana.

Além dos eventos esportivos, os voluntários também organizam outras atividades com as adolescentes, dentre as quais, artesanato, exibição de peças teatrais e filmes.

E o resultado desse trabalho já pôde ser visto: aproximadamente 30 batismos nas águas foram realizados dentro da unidade.

Para o Pastor Bruno Santana, responsável pelo grupo Universal Socioeducativo no Acre, o trabalho desenvolvido visa ressocializar essas adolescentes que, por algum motivo, viveram à margem da sociedade: “O nosso trabalho consiste em mostrar uma nova perspectiva. Salientamos que há, sim, uma nova vida, mas depende das escolhas a serem feitas. Quando optamos por ter um compromisso com o Senhor Jesus, os nossos pensamentos e, consequentemente, as nossas atitudes são transformadas, daí passamos a ter uma nova vida”, explica o Pastor.

Ele ressalta que muitas dessas jovens, antes inseridas em organizações criminosas, hoje são meninas transformadas. Elas tiveram uma experiência com Deus, entregaram suas vidas ao Senhor Jesus e alcançaram a verdadeira paz interior, algo que não conheciam mesmo quando eram livres.

É o caso de Fernanda* (o nome é fictício para proteger a identidade da adolescente). “Ela chegou na unidade há dois anos com uma dificuldade muito grande de se ressocializar. Hoje, além de ser batizada nas águas, já teve o seu encontro com Deus e também foi batizada com o Espírito Santo, ou seja, o trabalho deu frutos”, destaca o Pastor.

O grupo Universal Socioeducativo do Acre pretende, pouco a pouco, inserir o esporte em todas as unidades e realizar esse tipo de evento uma vez por mês em cada uma delas.

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo USE em todo o Brasil, acesse e curta o perfil oficial do grupo no Facebook e veja as ações realizadas em diversas unidades espalhadas pelo País.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: Cedidas