Torneio de basquete mobiliza 2 mil jovens em Angola

Programa social organizou torneio para incentivar prática de esportes

Imagem de capa - Torneio de basquete mobiliza 2 mil jovens em Angola

O projeto Força Jovem Universal (FJU) de Angola organizou um torneio de basquete disputado pelos integrantes locais. A final do campeonato reunirá mais de 2 mil participantes de várias partes de Luanda, capital do país africano, neste domingo (2). O vencedor, da disputa entre os times de Alvalade e Cacuaco, ganhará a taça “Basquete Show”.
O evento esportivo será realizado no centenário Clube Ferroviário, celeiro de campeões do basquete angolano como Manuel Silva “Gi” e Anibal Mendonça. O Clube foi o vencedor do primeiro campeonato de basquete sênior no país.
Como explica o coordenador do evento, Bispo Fabiano Andrade, o “Basquete Show” tem por objetivo incentivar a interação, a disciplina e o espírito de equipe entre os jovens, além de desenvolver o respeito e a liderança. “O esporte atua como elemento regenerador social. Muitos jovens deixam a delinquência e as drogas ao entrarem para o esporte”, destaca.
O torneio começou em março, com 25 times formados por jovens de 18 a 25 anos que participaram das disputas aos sábados, em diversas cidades angolanas.
Recentemente, o Coordenador Residente da Organizações das Nações Unidas em Angola, Paolo Balladelli, afirmou que a juventude angolana merece atenção particular.  “É preciso pensar em políticas focadas para a juventude”, ressaltou durante a 4ª edição das jornadas Agosto Científico da Universidade José Eduardo dos Santos.
“É nesta linha que o nosso grupo da Força Jovem atua. Tanto que de janeiro até agora, realizamos mais de 100 eventos sociais, esportivos e de apoio à população em geral, que beneficiaram mais de 142 mil pessoas”, lembrou o Bispo Fabiano.  O Força Jovem também doou 2,5 toneladas de alimentos e 858 jovens doaram sangue –  o que representa 3.432 vidas salvas.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Mídia FJU Angola