Título de Eleitor: termina hoje o prazo para solicitação e regularização

A data também vale para todos os eleitores que precisam alterar seus dados cadastrais. Saiba mais

Imagem de capa - Título de Eleitor: termina hoje o prazo para solicitação e regularização

O primeiro turno das eleições 2018 acontecerá no dia 7 de outubro próximo. Assim, todos os cidadãos brasileiros que pretendem exercer o seu direito de votar este ano têm até o dia 9 de maio para solicitar o seu título de eleitor.

A data também vale para todos os eleitores que precisam alterar seus dados cadastrais, transferir seu domicílio eleitoral ou para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade.

O prazo se estende também aos presos provisórios e aos adolescentes internados, que não possuem título regular, para que façam o alistamento ou solicite a regularização de sua situação.

Tenha em mãos

Ao se dirigir a um cartório eleitoral, o cidadão deve levar o título de eleitor (caso possua); um comprovante de residência (se possível em nome do eleitor); um documento oficial de identificação pessoal com, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e comprovante de quitação militar (para sexo masculino).

Pela internet

O pré-atendimento, seja ele requerimento de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais, pode ser iniciado pela internet. O procedimento é simples e pode ser realizado pelo Título Net.

Após a solicitação on-line, o cidadão deve comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munidos da documentação exigida, para concluir o pedido e receber o título. Em caso de não comparecimento, o requerimento será invalidado.

Para mais informações, clique aqui.

(*) Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli (*) / Foto: Divulgação