Tire forças da sua fraqueza

Saiba como vencer os desafios financeiros, mesmo quando tudo aponta para o fracasso

Imagem de capa - Tire forças da sua fraqueza

As áreas profissional e financeira são cheias de desafios e, a princípio, eles parecem tirar as forças de muitas pessoas e fazer com que se sintam desanimadas. Tomadas por esse sentimento, muitas desistem de sonhos, projetos e empreendimentos que levaram anos para construir.

Contudo as dificuldades podem servir como molas para essas pessoas e ajudá-las a se tornar mais fortes do que eram antes e até fazê-las vencer qualquer desafio que surja.

É claro que para isso há um caminho: a Fé e a obediência à Palavra de Deus. Para os que creem, Ela é um manual de vida. Nela, encontramos a afirmação de que o poder do Alto (de Deus) se aperfeiçoa na fraqueza, como ocorreu com o apóstolo Paulo, que percebeu que suas debilidades eram, na verdade, sinais de força. A Bíblia diz que, em momentos de dificuldade, Paulo ouviu a Voz de Deus dizendo: “A Minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (1 Coríntios 12.9)

Fortalecido por essa Palavra, Paulo então confessou: “Porque sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque quando eu sou fraco, então sou forte.”  (2 Coríntios 12.10).

O próprio Deus vê nas dificuldades humanas o caminho para Sua ação. Ele faz isso para lapidar nossa Fé e para que dependamos totalmente de Seu poder. É claro que ninguém gosta de passar por dificuldades e muitos ainda não entenderam que os obstáculos os levarão a glorificar a Deus pelo que está por vir.

Em um texto em seu blog, o Bispo Edir Macedo afirmou que o fraco permanece fraco por se render às emoções. “O problema do fraco não é ser fraco, mas se render às fraquezas e se entregar aos sentimentos do coração. O fraco não pensa e, quando pensa, é para pesar as palavras de gente fraca como ele. Se ele raciocinasse e conferisse o que o Todo-Poderoso tem falado na Bíblia, com certeza pensaria como Deus pensa e reagiria contra suas debilidades”, disse.

Ele explicou como é a reação aos problemas de quem obedece à Palavra de Deus. “A pessoa que usa a Palavra de Deus pensa, avalia e conclui que pela sua Fé no Senhor Jesus Cristo ela tem de ser mais do que vencedora. A Fé não sente, não chora e não busca meiguice, dó, pena, ternura ou piedade das demais pessoas. Antes, ela depende da misericórdia do Altíssimo e se revolta, age, toma atitude de coragem contra o que a enfraquece. Quem usa a Fé bíblica elimina o medo de perder. Sem o medo de perder, a pessoa parte com todas as forças para cima do problema, convicta do cumprimento da Palavra de Deus”, concluiu.

Segredo da prosperidade
Os empresários Elifabia de Amorim Moreira, (foto abaixo) de 38 anos, e Atevaldo Moreira Gomes, de 42 anos, são casados há 17 anos. Eles revelam que no início do casamento enfrentaram muitas dificuldades financeiras. “Éramos assalariados e construímos uma casa sem acabamento.

Enfrentamos privações, como corte de luz e água por falta de pagamento. Em casa, chegou até a faltar alimentos em um período que ficamos desempregados. Passamos muita vergonha por termos que depender da ajuda de terceiros. Tudo o que tínhamos era de segunda mão. A miséria era o resumo da nossa vida”, conta Elifabia.

Ela relata que naquela época eles frequentavam a Universal, mas estavam acomodados na Fé. Até que um dia, Elifabia e Atevaldo ouviram falar do poder de Deus materializado na vida dos que usam a Fé e, então, firmaram um compromisso com Ele. “Conversamos e passamos a obedecer ao que era ensinado. Firmamos uma Aliança de fidelidade com Deus e fomos fiéis mesmo no pouco. Não demorou para recebermos a direção de Deus para empreender. Então, abrimos uma pequena confecção com dificuldades, mas não desistimos”, lembra Elifabia.

Usando a Fé e seguindo a Vontade de Deus, o casal conquistou, ao longo do tempo, quatro lojas, carros, casas e terrenos para investimento. Contrataram funcionários e tinham uma vida confortável como sempre sonharam. “Estávamos muito bem, mas teve um período em que deixamos de obedecer e de ver Deus em nossas conquistas. Deus falava conosco e nós O ignorávamos”, admite ela.

Voltando à estaca zero
A desobediência os deixou fracos e eles foram perdendo tudo o que haviam conquistado. Eles se recordam que a queda começou em 2015, quando um veículo cheio de mercadorias capotou. Poucos meses depois, já tinham fechado três lojas e estavam devendo a agiotas. Na tentativa de se restabelecerem, venderam terrenos e penhoraram uma casa, mas a situação só piorava.

“Perdemos a paz com os agiotas que ficavam todos os dias na nossa porta ou faziam ligações nos cobrando. As dívidas somavam R$ 450 mil. Esse foi nosso pior momento. Foi a nossa fraqueza”, reconhece Atevaldo.

Fortes na fraqueza
Depois das perdas, Elifabia e Atevaldo raciocinaram. Juntos, relembraram o que faziam quando Deus os abençoava. Decidiram recomeçar e refazer a Aliança com Deus. Voltaram a ser fiéis no Altar, a obedecer à Palavra de Deus e a praticar o que era ensinado nas palestras da Nação dos 318, realizadas às segundas-feiras na Universal.

“Aparentemente, todos os problemas eram enormes, mas voltamos a ter paz com a certeza de que Deus era conosco novamente. Voltamos a depender dEle e, então, nossa fraqueza se transformou em força”, diz Elifabia.

Hoje, o casal desfruta de uma vida abençoada, com uma fábrica de confecções própria, pontos de venda no atacado, casas, apartamentos e carros. “O ano de 2016 foi só de lutas. Em 2017, nossa vida já estava abençoada. Pagamos todas as dívidas e Deus restituiu tudo o que perdemos e nos deu muito mais. Jamais deixaremos de reconhecer que tudo veio de Deus e que Ele deve ser o primeiro em nossas vidas”, finaliza ela.

Portanto, se você está se sentindo fraco com tantos problemas, não olhe para as circunstâncias e use sua Fé. Tire forças da sua fraqueza e, então, você glorificará a Deus com sua vida.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty Images