Rede aleluia
Timidez é coisa da sua cabeça
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 26 de julho de 2020 - 00:05


Timidez é coisa da sua cabeça

Muitos homens se curvam diante dos desafios porque se convencem de que não conseguem vencê-los. Veja como mudar esse pensamento 

Timidez é coisa da sua cabeça

A vida de um homem não existe sem desafios. Isso, aliás, muitas vezes distingue os vencedores dos que não chegam às conquistas que tanto almejam – desde que tenham boas ambições. Mas não adianta ter ambição e não usá-la.

Acontece que, muitas vezes, há um obstáculo a vencer: a timidez. Ela é a materialização de um medo, uma desculpa que o cérebro dá a si mesmo de que seu dono não pode realizar isso ou aquilo. Essa desculpa esfarrapada deve ser evitada a todo custo, como explica o Bispo Renato Cardoso em seu blog: “pare de falar e de pensar que você é tímido e medroso. Já vi muitas pessoas cheias de potencial que ficaram travadas em suas vidas, mesmo diante de desafios pequenos, porque falavam e pensavam coisas como ‘eu não sou inteligente, não tenho jeito para tal coisa, sou tímido’. Quando você diz isso, acaba entrando mesmo nesse personagem. Você age da forma que falou, pois nosso cérebro é muito alinhado com nossa boca”.

Por esse motivo, muitas vezes, um homem corre da interação social, fica quieto quando faria toda a diferença falar algo em um determinado momento e não assume algum projeto mais desafiador, por exemplo.

Só que é preciso entender que uma dificuldade é uma prova. Por que uns são aprovados e outros não? Porque resistem. A história da Humanidade é lembrada pela óptica dos vencedores, pois, se eles não tivessem acreditado e perseverado, nem haveria história a ser contada.

Não deixe esse autoengano da timidez emperrar sua vida. Na Bíblia, no livro de Juízes, Gideão chamou 32 mil homens para a guerra, para defenderem sua terra dos inimigos midianitas. Somente 300 ficaram para lutar por seu território. “Não havia nada de mais especial naqueles 300 do que nos outros 31,7 mil que foram rejeitados. Apenas havia dentro deles uma crença, uma disposição. Eles não deixaram de crer em si mesmos, não se deixaram acomodar, relaxar, nem se entregaram ao problema. Perseveraram”, disse o Bispo.

Ele ainda acrescentou: “quando um homem entende que a dificuldade é uma prova, que pode lhe aprovar ou rejeitar, ele diz a si mesmo: ‘não vou me dobrar diante dessa prova, não serei rejeitado, não vou perder meu casamento, não vou me curvar porque sofri uma injustiça’. Dessa forma você vai em frente”.

Alinhado com Deus
Gideão é apenas um dos exemplos bíblicos de quem descobriu a força de Deus acima de qualquer desafio. As maiores vitórias vieram para eles justamente na hora das maiores dificuldades de suas vidas, como é sempre visto nos testemunhos deste jornal. Afinal, está escrito:

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza.” (2 Timóteo 1.7).

A Bíblia mais uma vez orienta como se portar: “E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.” (Lucas 12.11-12). Isso se aplica a todas as áreas: ao apresentar um projeto profissional, ao pedir a mão da mulher amada ou em qualquer outro desafio. Quem conseguiu, ousou acreditar em Deus e em si mesmo.

Portanto, se blinde contra a timidez, cuidando da sua vida espiritual, e confie em Deus acima de tudo. Lembre-se sempre do versículo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31). Esse é o segredo dos vencedores, alinhados com Deus e com Sua vontade. 


Timidez é coisa da sua cabeça
  • Marcelo Rangel / Foto: Getty images 


reportar erro