The Love School: Tentando calar a dor
No episódio de sábado (25) do programa The Love School - Escola do Amor, os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso abordaram o tema
No episódio de sábado (25) do programa The Love School — Escola do Amor, exibido pela Record, os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso abordaram o tema “Tentando calar a dor”.
Por que isso importa?
Muitas vezes, escondido atrás das aparências de que tudo está bem, existe um vazio que ninguém vê.
Algumas pessoas tentam disfarçar, já outras buscam maneiras de aliviar a dor que sentem, fugindo da realidade ou se escondendo no silêncio.
Mas por que as pessoas tentam bloquear suas dores emocionas? E será que há uma receita para curar esta dor?
“A dor emocional é mais real e dolorosa, muitas vezes, do que uma traição física. São tantas dores que machucam: a dor emocional, a dor de uma traição, a dor de um fim de um relacionamento ou de um divórcio, a dor da rejeição ou do amor não correspondido, a dor da solidão. E não existe um remédio na prateleira da farmácia para curar essa dor”, comentou Renato.
“Aí as pessoas usam paliativos: comédia, brincadeiras, vícios, músicas, amizades, até mesmo curtições e momentos de prazer”, disse Cristiane.
“Quando a dor é anestesiada, a ‘anestesia’ não cura, ela apenas disfarça a dor por um tempo. Para resolver a dor permanentemente tem que se resolver a causa. Na dor emocional não é diferente. Muitas sofrem e a guardam por anos, e não conseguem superar. Em vez da ferida curar e se tornar uma cicatriz — apenas uma lembrança de algo que foi superado — ela permanece aberta, deixando a pessoa traumatizada, com medo de amar e se relacionar novamente, e, muitas vezes, ferindo outras porque normalmente quem está ferido, fere”, acrescentou Renato.
É possível superar os traumas e voltar a acreditar no amor
Durante o programa, Caroline Cruz e Túlio Pugliese, casados há 3 anos e pais de um filho, contaram sobre as suas dores emocionais advindas dos relacionamentos anteriores, como elas foram causadas e, o mais importante, como foram curadas.
Fruto do seu primeiro casamento, o filho de Túlio nasceu com uma cardiopatia congênita e morreu duas semanas depois. A dor do luto que ele não conseguiu superar o levou ao vício. Ele começou a beber e a perder a responsabilidade de tudo em sua vida, bem como o controle do seu casamento. Foi aí que também vieram à tona traumas antigos. Com a chegada do segundo filho, as coisas pioraram e aconteceu o divórcio.
Nesse ínterim, Caroline se sentia culpada por desconfiar das traições do marido. Mas antes mesmo disso, já havia sofrido um grande desapontamento quando estava internada no hospital. Ela tinha acabado de perder um filho e, distante da família, se sentiu totalmente sozinha. Foi quando recebeu a notícia que não poderia mais ser mãe. O casamento fracassado e a vergonha do divórcio a afastaram do amor.
Acompanhe o vídeo abaixo e veja como ambos conseguiram superar as suas dores emocionais e voltar a ser feliz no amor:
Terapia do Amor
Se está tentando reconstruir sua vida depois de uma vida dupla ou de mentiras que abalaram a confiança, venha dar um passo em busca desse aprendizado. Talvez você saiba o que tem de fazer, mas não consegue colocar em prática. Então faça como Caroline e Túlio, busque ajuda na Terapia do Amor. Assim como eles foram ajudados, você também pode!
A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, nos seguintes horários e locais:
- Catedral do Brás (Av. Celso Garcia, 499) – às 7h, 10h, 12h e 15h.
- Templo de Salomão (Av. Celso Garcia, 605) – às 20h.
Para saber os horários e endereços em outras localidades, clique aqui.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo