Templo de Salomão em Gramado

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo Templo no Rio Grande do Sul foi realizada no dia 3 de maio

Imagem de capa - Templo de Salomão em Gramado

“Quando Deus determinou que se construísse uma casa para Ele, não é porque Ele habita nas paredes do Templo, é porque Ele quer um lugar para que as pessoas venham a se aproximar dEle. Ele quer estar próximo.” Essas frases foram ditas pelo Bispo Renato Cardoso logo no início do evento especial do lançamento da pedra fundamental da futura réplica do Templo de Salomão, em Gramado, no Rio Grande do Sul, no dia 3 de maio. A construção terá capacidade de abrigar 400 pessoas.

Com 40 mil habitantes, o município gaúcho está entre os destinos turísticos mais procurados por viajantes. Só em 2023, Gramado recebeu 8 milhões de turistas, segundo dados da prefeitura. O novo Templo, cujas obras tiveram início em 5 de maio e devem ser concluídas em 30 meses, será um marco arquitetônico e de fé no município.

Para a alma e o coração

Templo de Salomão em GramadoA cerimônia realizada no terreno do futuro Templo reuniu cerca de 2,5 mil pessoas e o Bispo lembrou que a Casa de Deus funciona como abrigo e representa a Presença de Deus. Assim, a alma e o coração de quem a frequenta encontram calmaria e força diante de um mundo caótico. “Quando chegamos na casa dEle, somos ouvidos por Deus e Ele também fala e dá direção para a nossa vida”, afirmou.

Contudo, mais do que habitar os templos construídos para Ele por mãos humanas, Deus quer habitar o templo que Ele mesmo construiu, que é o interior de cada pessoa. Nesse sentido, o Bispo, em oração, convidou os presentes a abrir a porta do seu coração para que o Espírito do Altíssimo habite neles.

Pedra Fundamental

Na pedra fundamental está gravada a passagem de Mateus 16:18 que descreve: “… e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Segundo o Bispo, essa pedra representa o Senhor Jesus, que é Quem edificará as obras físicas e espirituais no local. Ele destacou ainda que o novo Templo será um local para todos, sem restrição de religião, como o próprio Deus determinou em Isaías 56:7: “… a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. Ao lançar a pedra no terreno do futuro Templo, o Bispo exclamou, em oração: “Que este lugar venha a ter um brilho diferente e vidas sejam transformadas aqui”.

Deus também é família

Templo de Salomão em Gramado

Ao final do encontro, o Bispo Renato e sua esposa, Cristiane Cardoso, afirmaram que Deus é família: Pai, Filho e Espírito Santo. Cristiane, por exemplo, esclareceu que muitas pessoas não são
bem-sucedidas em seus lares por que não têm a Presença de Deus em seu interior: “A casa é uma representação da Igreja. É o seu ‘cantinho’ no mundo. Mas não adianta ter uma casa bonita e confortável se quem está morando ali não está bem. Há pessoas que querem uma família, mas não adianta somente ter o amor, pois é a Presença de Deus
que faz toda a diferença”.

O Bispo ainda enfatizou que toda casa tem sua ordem e suas regras e na Casa de Deus não é diferente: nela há a Palavra que desafia o ser humano a mudar e a melhorar. Essa Palavra precisa ser ouvida e praticada sempre. Além disso, a prática da escuta deve ser estendida aos familiares para que se construa um lar fortificado. Em oração, o Bispo concluiu: “Senhor Deus, nos ensine a ouvir primeiramente a Tua Voz e, assim, nos dê a generosidade de ouvir e entender o nosso próximo”.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Fotos: Cedidas