Suas reações revelam o que há em seu interior

Entenda por que ter o Espírito Santo é indispensável para saber lidar com os desafios e tribulações que surgem no caminho

Imagem de capa - Suas reações revelam o que há em seu interior

Os dias ruins chegam para todos sem aviso prévio, como, por exemplo, a morte repentina de um familiar, a descoberta de uma doença, a perda do emprego, a dor de uma traição ou ainda eventuais desastres naturais, como temos visto nos últimos dias. São tragédias e fatalidades das quais ninguém está imune, mas basta imaginar situações desse tipo para sentir uma certa agonia.

Não dá para escapar dos dias maus deste mundo. A vida com Deus, diferentemente do que muitos acreditam, não é um mar de rosas.Há lutas e problemas, como alertou o Senhor Jesus em sua Palavra: “(…) no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” (João 16.33).

Diante dos vendavais da vida, muitas pessoas se perguntam por que Deus permitiu que ocorressem e até se revoltam contra Ele. Quem tem o Espírito Santo, por outro lado, consegue enfrentar os desafios com mais força nos momentos de dor.

Por quê?
A pessoa que tem o Espírito de Deus não passa pelos desertos da vida sozinha, pois o Consolador a sustenta. Mesmo que fique triste, ela não se desespera, não perde a razão de viver, mas confia que a dor passará, que o problema será vencido e, enquanto isso, aproveita para fortalecer sua Fé e confiança em Deus, afinal, a Fé não é apenas uma ferramenta de conquistas, mas também de defesa.

Depois que a situação passa, a pessoa se sente forte com sua Fé em alta e usa a experiência adquirida para ajudar outras pessoas. Razão pela qual o apóstolo Paulo justificou a permissão de Deus para os problemas na vida do cristão. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.” (2 Coríntios 1.3-4).

Outro trecho bíblico que mostra os dias maus na vida cristã é o conhecido Salmo 23, que diz: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos (…).” (Salmos 23.1-5).

Repare que na teoria esse salmo é muito bonito e conforta saber que Deus, o Pastor, está no comando, mas observe que existem as águas tranquilas, logo as águas revoltas, a mesa preparada por Deus, porém os inimigos diante dela e ainda o temido vale da sombra da morte.

Na prática, queremos apenas os verdes pastos, mas os dias maus vêm para todos. Aquele que tem o Espírito Santo, que usa a Fé em Deus, não os enfrentará sozinho.

O Bispo Edir Macedo, em seu blog, abordou a importância da Fé nos momentos de aflição e também citou o apóstolo Paulo, que afirmava carregar em seu corpo as marcas do Senhor Jesus. (Gálatas 6.17). “A fé que Paulo tinha o curou das feridas causadas pela tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo e espada. (Romanos 8.35). Para quem se mantém na Fé inteligente e perseverante, suas feridas de hoje serão suas cicatrizes (seus testemunhos) de amanhã”, escreveu.

Por isso, amigo leitor, invista em sua comunhão com Deus e, se ainda não tem o Espírito Santo em sua vida e está enfrentando lutas que humanamente não têm solução, aproveite o momento para buscá-lO, pois é nos momentos de maior dificuldade que precisamos ser consolados. Sem o Espírito Santo é impossível a sobrevivência da Fé e da vida cristã.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty images