Sua melhor chance para salvar o casamento

Número de divórcios subiu 63% em 10 anos. Saiba como fugir dessa estatística

Imagem de capa - Sua melhor chance para salvar o casamento

Nos últimos dez anos o número de divórcios em São Paulo subiu 85%, de acordo com o Colégio Notarial do Brasil (CMB). Esse é um recorde histórico que demonstra que não foi apenas a pandemia que aumentou o número de matrimônios desfeitos.

Considerando o Brasil inteiro, os divórcios subiram 63% desde 2010. E a tendência é aumentar. Em 2021, o número de casamentos que chegaram ao fim é 10% maior do que em relação aos primeiros meses do ano passado.

Mas você pode evitar que isso aconteça

Próximo ao fim do casamento, muitos cônjuges se tornam frios. Aparentemente, nada do que é dito ou feito muda a decisão já tomada por um dos casados de se divorciar. Nesse momento, cada um deve se perguntar: Eu quero essa pessoa de volta? Estou disposto a fazer os ajustes necessários para reconquistá-la?

A explicação é dos escritores Renato e Cristiane Cardoso, autores do livro “Casamento Blindado 2.0 – O Seu Casamento à Prova de Divórcio”. De acordo com eles, ninguém tem controle sobre a decisão do outro. Entretanto, sempre é possível agir para salvar um casamento. E a comunicação é fundamental nesse processo.

“Se você está disposto a mudar em si mesmo as atitudes que contribuíram para essa separação, o seu parceiro precisa saber disso”, explica Cristiane.

“Se você reconhece que realmente precisa ser uma pessoa melhor e está mesmo comprometido a mudar, comunique a sua decisão”, conclui Renato Cardoso, ao afirmar que comunicar a vontade de mudar e realizar a mudança é a “sua melhor chance” para salvar o matrimônio.

Caso você queira salvar seu matrimônio, mas não saiba quais mudanças deve realizar, participe da Terapia do Amor. A palestra acontece todas as quintas-feiras, na Universal. Clique aqui e saiba o endereço mais próximo.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images