Stop Depression

Grupo Depressão Tem Cura realiza ação no Ceará

Imagem de capa - Stop Depression

Recentemente, os Agentes do Bem do programa Depressão Tem Cura (DTC) de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, realizaram uma ação para falar de depressão na avenida Beira-Mar, um dos principais cartões-postais da cidade.

Com uma abordagem criativa, a ação, denominada Stop Depression, trouxe à tona o tema Depressão Sorridente, quando a pessoa camufla a tristeza crônica mostrando alegria para que aqueles que estão ao seu redor não percebam a sua verdadeira condição.

O Pastor Marcelo Gomes, responsável pelo DTC do Ceará, destaca a importância de discutir esse tema, uma vez que é muito comum pessoas que sofrem de depressão tentarem esconder sua dor por serem, às vezes, mal interpretadas ou por terem vergonha de assumir que estão nesse estado patológico.

Em que ritmo está a sua vida?
Enquanto alguns Agentes do Bem tocavam instrumentos musicais, como a sanfona, com uma melodia alegre, e o ukulele, com uma melodia triste, outros abordavam as pessoas que estavam passando pelo local e entregavam um encarte que continha o número do WhatsApp do DTC e a pergunta: “em qual ritmo está a sua vida?”

“Esse início de abordagem resultou em muitas pessoas que pararam para ouvir as músicas tocadas e pediram para conversar com os Agentes do Bem presentes na ação. Cerca de 50 pessoas foram atendidas no local pelos voluntários”, afirma o Pastor Gomes. Além dos atendimentos, algumas pessoas foram presenteadas com o livro Eu Venci a Depressão, de Eunice Higuchi.

A estimativa é que mais de 300 pessoas tenham sido beneficiadas, já que se trata de uma avenida com grande circulação de pessoas, especialmente no domingo à tarde, quando a iniciativa foi realizada.

Abordagem criativa
O Pastor Gomes destaca que esse tipo de abordagem criativa é mais eficaz para fazer as pessoas pararem para ouvir e, o mais importante, desabafar: “muitas pessoas pararam por curiosidade, porém, ao lerem a frase Depressão Tem Cura, se interessaram em conhecer o projeto e ali, sem constrangimento, compartilharam suas dores e como estavam enfrentando a depressão”.

Ele citou o caso de uma médica que estava andando sem rumo e foi abordada por um dos voluntários. Ao desabafar, ela revelou que durante toda a semana planejou seu suicídio e que se jogaria no mar, mas que, quando se deparou com a faixa onde estava escrito Depressão Tem Cura, decidiu pedir ajuda e foi atendida.

História de superação
A Agente do Bem Nívia Lucia Jaques Amorim, de 58 anos, que participou da ação, sabe bem o que é estar sem nenhuma perspectiva de vida por causa da depressão. Hoje curada, ela faz questão de levar uma palavra de vida e de esperança às pessoas que sofrem com a doença: “cresci complexada pela rejeição da família e, por causa disso, me sentia inferiorizada, a ponto de cair em depressão. Vivi assim por 35 anos e não tinha nenhuma perspectiva de vida. Hoje, porém, estou curada e nessa ação que realizamos tive a oportunidade de ajudar algumas pessoas que estão passando pela mesma situação que enfrentei e pude afirmar para elas que depressão tem cura sim”.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Cedidas