Somos todos ouvidos

Por ser um dos órgãos mais sensíveis do corpo, o ouvido é responsável por ações essenciais para o organismo. Conheça-o e aprenda a cuidar bem dele

Os ouvidos são órgãos sensíveis, mas, ao mesmo tempo, extremamente desenvolvidos. Cabe a eles o papel de receber, traduzir e transmitir informações sonoras para o cérebro por meio das seguintes partes: o ouvido externo, que recolhe e encaminha as ondas sonoras; o ouvido médio, onde ficam os ossículos que conduzem as vibrações sonoras para o ouvido interno; e o próprio ouvido interno, que abriga o labirinto e a cóclea, que realmente entende e diferencia os sons.

Mas ouvir não é a única função dos ouvidos, que também mantêm e zelam pelo equilíbrio do nosso corpo (leia mais no infográfico ao lado).

Seu ouvido vai bem?
Problemas auditivos poderão importunar quase 2,5 bilhões de pessoas no mundo com algum grau de perda auditiva até 2050, adverte o primeiro Relatório Mundial sobre Audição da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2021. Para Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, “nossa capacidade de ouvir é preciosa” e a perda auditiva não tratada “pode ter um impacto devastador na capacidade de se comunicar, estudar e ganhar a vida. Ela também pode afetar a saúde mental das pessoas e sua capacidade de manter relacionamentos”.

Cerca de 20% da população mundial sofre com o ruído do zumbido, condição também conhecida como tinnitus. No Brasil, cerca de 28 milhões de pessoas sofrem com o problema caracterizado pela audição de um som constante ou que vai e volta, sem que tenha nenhuma relação com o ambiente. Tanto essas pessoas como as demais devem sempre estar atentas à saúde auditiva.

Silvio Caldas, especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), pontua que “as consultas de rotina com o otorrino são importantes, principalmente em casos de doenças crônicas que precisam de controle, como algumas relacionadas ao labirinto e à perda auditiva causada pela idade, por exemplo”.

Para evitar problemas na audição é fundamental manter um estilo de vida saudável, além de exames e consultas em dia. Saiba, no quadro ao lado, mais sobre como manter a saúde dos ouvidos e os sinais que pedem mais atenção da sua parte.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Arte: Edi Edson