Solidão: nova epidemia está associada ao aumento da mortalidade no mundo

Só no Brasil, mais de 50% dos brasileiros relatam sentir solidão. Saiba mais!

Imagem de capa - Solidão: nova epidemia está associada ao aumento da mortalidade no mundo

A falta de convívio social se tornou uma questão de saúde pública após estudos associarem a solidão a diversas doenças, além de considerar a condição como o fator de risco ao aumento da mortalidade global. A Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por criar a Comissão de Conexões Sociais para propor soluções ao problema, classifica o quadro como uma verdadeira epidemia, visto o impacto a jovens e idosos, em zonas rurais ou urbanas, de países ricos aos mais pobres

Quadro-geral:

  • De acordo com a OMS, o isolamento social afeta 1 em cada 4 adultos e até 15% dos jovens em todo o mundo.
  • Já no Brasil, embora seja conhecido como um país acolhedor, de acordo com a recente pesquisa realizada pela Ipsos, mais de 50% dos brasileiros relatam sentir solidão.

Impactos à saúde:

Uma megarrevisão de estudos realizado em 2023, envolvendo mais de 1 milhão de pessoas, indica o aumento de 33% de mortalidade em pessoas solitárias.

A condição de solidão enfrentada por diferentes indivíduos em todo o mundo também implica em comportamentos não saudáveis, entre eles:

  • alto consumo de álcool e cigarro;
  • alimentação ruim;
  • e menor execução de atividades físicas.

Além disso, a falta de conexão social prejudica a autoestima e aumenta os riscos de problemas mentais, como depressão e ansiedade.

Mas, afinal, o que é ser solitário?

A solidão nem sempre tem a ver com o estar só, isso porque muitas pessoas podem se sentir sozinhas mesmo cercadas de amigos ou familiares. Com isso, embora o complexo sentimento negativo seja de difícil definição, podemos entendê-lo como um estado mental de isolamento, onde o indivíduo se julga rejeitado ou desconexo de outras pessoas.

Veja também: A SOLIDÃO ADOECE ATÉ OS MAIS SAUDÁVEIS (COMO SE CURAR)

Há solução para a solidão?

Mais do que a participação social, interações em programas para o desenvolvimento de conexões com outras pessoas ou a comunicação com usuários em redes da internet, superar a solidão exige investimento na sua cura interior, visto que muitos solitários são responsáveis pelo seu próprio isolamento devido a traumas do passado ou o medo em se relacionar com outras pessoas.

“Muitas pessoas escolhem a solidão porque já sofreram em relacionamentos, e caem no ditado ‘antes só do que mal acompanhado'”, esclarecem Renato e Cristiane Cardoso, apresentadores do programa The Love School – A Escola do Amor, da Record. “A solidão não cai bem ao ser humano, ela faz mal fisicamente, emocionalmente e mentalmente até aos mais saudáveis. A solidão como modo de vida não faz bem para ninguém.”

Os professores ainda afirmam que a solidão não acontece do lado de fora: “A solidão começa dentro de você, mas não precisa ser assim”.

Desta forma, se você tem se sentido sozinho(a) e tem buscado maneiras de fugir da solidão, saiba como lidar e vencer esse sentimento participando das palestras da Terapia do Amor.

Participe:

Terapia do Amor acontece todas às quintas-feiras às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão. Ou, se deseja saber os horários e endereços em outras localidades, clique aqui.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock