Socioeducativo realiza oficina de grafite com menores infratores em São Paulo

A iniciativa tem como objetivo criar uma galeria de arte na própria Fundação. Confira

Recentemente, o projeto Universal Socioeducativo da Catedral de Bauru realizou uma ação de arte na Fundação Casa de Marília, em São Paulo, a fim de despertar o interesse e as habilidades que muitos menores infratores possuem no grafite.

Objetivo:

A ação especial realizada com os jovens que se encontram em ressocialização, tem como propósito despertar o potencial daqueles que demonstram aptidão e possuem a necessidade de expressar seus sentimentos através da arte, além de mostrar para comunidade que talentos não podem ser desperdiçados e podem ser utilizados no processo de transformação à uma nova vida.

Por que é importante:

A crise de identidade, um lar desestabilizado, a falta de diálogo e, sobretudo, o ódio são algumas das razões que levam jovens e adolescentes ao mundo da criminalidade. E, em muitos desses casos, eles necessitam expressar seus anseios utilizando da arte como um meio de comunicação com a sociedade.

Hoje, os menores infratores que cumprem medidas socioeducativas em uma Fundação Casa e são atendidos pelo projeto, têm a chance de usar desse dom de uma forma que contribua com a sua relocação à sociedade e à sua mudança de vida.

A ação em detalhes:

  • Ao todo, a mobilização reuniu 10 adolescentes para confeccionar um painel.
  • O objetivo da iniciativa é promover uma galeria de arte na própria Fundação, com obras produzidas por eles.
  • Na pintura inicial, foi reproduzido a figura de uma mãe, como uma referência de cuidado, ternura e amor, o principal vínculo afetivo que buscam ter.
  • A ação realizada anteriormente em outras localidades já levou muitos a encontrarem em Deus o recomeço para uma vida nova.

“Muitos desses meninos foram pichadores, são artistas, só que a ideia em si não é fazer com que eles se tornem artistas apenas. Acreditamos que a arte é uma ferramenta poderosa onde conseguimos atrair a atenção e atingir o emocional deles, a fim de que nós venhamos preparar um terreno espiritualmente para que a Palavra de Deus seja lançada”, conta o Pastor Eduardo Bahia, responsável pela ação realizada.

Propósito final:

“O resultado é glorioso! Nós falamos para os adolescentes como Deus já concedeu a eles o dom, mas sobretudo Deus quer batizá-los com o Espírito Santo que é o Espírito da Criação”, conta o Pastor Eduardo, que um dia também já aderiu à arte como um grafiteiro, e hoje usa desse talento para o ganho de outros jovens que buscam a mudança de vida e a salvação de suas almas.

Acompanhe:

Deseja conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo projeto? Veja suas ações, eventos e atualizações clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Cedidas