“Socioeducativo Férias”: iniciativa promoveu diversas atividades neste mês de julho

Mais de 3 mil jovens que estão com a liberdade temporariamente interrompida já foram beneficiados. Saiba mais

Durante o mês de julho, mais de 2 mil voluntários do programa social Universal Socioeducativo Brasil (USE) se reuniram para promover uma programação especial: “Socioeducativo Férias”, realizada dentro de unidades socioeducativas em todo território nacional.

Qual foi o alcance:

A maioria dos estados do País aderiram a programação desenvolvida pelo programa. Com isso, mais de 3 mil jovens que estão com a liberdade temporariamente interrompida já foram beneficiados com a iniciativa.

Por que isso é importante:

Durante o planejamento preparado especialmente para este mês, foram exibidos filmes, organizadas partidas de futebol e de videogame, além de promover palestras de autoajuda e cursos profissionalizantes.

Depoimento do responsável:
  • “O grupo Universal Socioeducativo já realiza trabalhos semanalmente dentro de unidades do sistema socioeducativo em todos os estados do Brasil. Porém, no período de julho ocorrem as férias escolares dos reenducandos e, com isso, o aumento de tempo ocioso em seu dia a dia”, explicou o responsável nacional pelo projeto, Pastor Ulisses Gomes.
  • “Criamos a programação especial para suprir essa necessidade. Levamos em horários alternativos atividades com o intuito de colaborar com o processo de reinserção desses jovens na sociedade. Mas, acima de tudo, levar a Palavra de Deus, pois essa é a base para quem deseja ter um recomeço”, reforçou o Pastor Ulisses.
Quem estende a mão:
  • “Creio que ações como essa ajudam no processo de ressocialização desses jovens, pois, no momento em que poderiam dar ouvidos aos maus pensamentos, eles estão praticando ações que podem contribuir com a sua recuperação. Os internos gostam muito, vemos neles o prazer em realizar essas atividades”, comentou a voluntária Thayse Corrêa.
  • “As atividades de férias Universal com os reeducandos têm sido de grande importância, pois nas férias eles ficam mais tempo sem atividades e, com isso, ficam mais agitados do que em dias normais. Contudo, com as atividades e as palavras dadas eles passam o dia com as suas mentes ocupadas”, disse o agente socioeducativo Alexsandro de Oliveira.
Universal Socioeducativo Brasil

Para saber sobre as ações que a Universal realiza no Brasil e no mundo, clique aqui.

Seja você também um voluntário. Procure aqui uma Universal mais próxima de você.

 

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo USE