Snus ou sachês de nicotina são apreendidos pela primeira vez no Brasil

Como o cigarro eletrônico, substância parece inofensiva, mas é tão prejudicial quanto o tabaco comum. Entenda

Imagem de capa - Snus ou sachês de nicotina são apreendidos pela primeira vez no Brasil

No início de janeiro a Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul apreendeu uma carga com cerca de 2,2 mil sachês da substância Snus, um derivado da nicotina importado ilegalmente da Suécia. Segundo o órgão, esta é a primeira notificação de apreensão do produto no Brasil. A Polícia Federal já está ciente do caso e investigará como a substância entrou no País.

Por que isso é importante:

  • Como o cigarro eletrônico, a substância parece inofensiva, pois é vendida com apelo de aroma e sabor. Ela pode conter tabaco ou nicotina sintética.
  • Além disso, o produto não produz fumaça: o usuário o coloca entre o lábio superior e a gengiva, onde libera nicotina absorvida pela mucosa. Assim, altos teores da droga chegam rapidamente ao sistema nervoso.
  • O problema é que a nicotina é considerada uma das drogas mais viciantes do mundo e, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), cada sachê do Snus contêm 6,5 mg de nicotina, o que representa 6,5 vezes mais do que a quantidade absorvida pelo corpo humano a partir da utilização de um cigarro comum (aproximadamente 1 mg de nicotina). Assim, uma grande quantidade de nicotina é absorvida rapidamente pelo organismo causando dependência.
  • Por fim, não é porque o dispositivo não tem fumaça que não é cancerígeno: pesquisas recentes mostram que o uso dos snus também está ligado a aumento do risco de câncer de lábio, boca e esôfago.

Portanto:

Jovens e adultos não podem se enganar pensando que este produto pode ajudar a deixar o vício do cigarro ou ser menos prejudicial. Na verdade, fará piorar a dependência na nicotina.

Para vencer o vício definitivamente, é preciso colocar Deus como aliado nesta luta. Só assim a libertação completa acontecerá.

Veja no vídeo abaixo a história de Gleice, que ficou anos viciada no cigarro, álcool e outras drogas. Após conhecer a reunião da Cura dos Vícios ela teve forças para deixar definitivamente os entorpecentes:

Busque ajuda:

Se você enfrenta qualquer tipo de dependência e quer se libertar dessa prisão, participe da reunião da Cura dos Vícios que acontece aos domingos, às 15h na Universal. Encontre o endereço mais próximo de sua casa aqui.

Aproveite para acompanhar as ações do grupo por meio do Instagram e Facebook oficiais.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock