Seu sacrifício é natural ou sobrenatural?
Quando Jesus falou a Nicodemos sobre ser nascido da carne ou do Espírito, Ele mostrou que frequentar uma igreja ou ler a Bíblia não são garantia do novo nascimento. Nicodemos tinha fé e conhecimento sobre todos os mandamentos, mas vivia pela religiosidade. Sua fé, na verdade, era a natural, era fé para fazer o fácil.
Muitas pessoas fazem o fácil, como aceitar o batismo nas águas, levantar as mãos e dizer: “Deus, eu Te louvo e Te agradeço”. É fácil ler a Bíblia, orar, pedir bênçãos e seguir algumas doutrinas. O difícil é sacrificar os próprios desejos. É fácil crer em Deus de forma natural, o difícil é crer em Deus de forma sobrenatural. Mas é justamente essa fé sobrenatural, que sacrifica as próprias vontades, que Deus quer de nós, como Jesus pontuou: “Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo” (Lucas 9.23). Isso significa que devemos negar os desejos do coração, como a vontade de vingança, o desejo pelo pecado, a ira, a inveja etc.
A fé natural é para as pessoas que nasceram da carne e vivem a vida de modo natural. Esse tipo de fé não envolve sacrifícios espirituais, mas quem a tem se ilude com sua religiosidade e passa a vida com o coração satisfeito por corrupção, mentira e prostituição, entre outros males.
Já a fé sobrenatural acontece quando há entrega e redenção total de vida e no batismo nas águas acontece de fato o sepultamento da velha natureza, de orgulho e vaidades, de projetos e sonhos. Assim, o Espírito Santo pode vir sobre a pessoa e fazer com que ela seja uma nova criatura. A fé sobrenatural envolve a ação do Espírito Santo. Ela não envolve um projeto de vida que durará anos, mas sim um projeto para toda a eternidade, com a alma salva.
Assim, para que a pessoa nasça do Espírito, não adianta sacrificar tempo, bens materiais, etc. Tudo isso acaba. É o sacrifício do próprio ser, a negação de si, a entrega da alma que geram um nascimento do Espírito e, consequentemente, a vida eterna pela fé.
Bispo Edir Macedo / Foto: Pixi/getty images
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo