Setembro Amarelo: grupo DTC realiza ação em shopping center de Goiânia

Compreenda a importância da campanha que ocorre em todo o Brasil

Na manhã do dia 3 de setembro, voluntários do grupo Depressão Tem Cura (DTC) realizaram uma ação especial no shopping center Centro Oeste Outlet, localizado em Goiânia, Goiás.

Por que isso é importante:

No Brasil, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) reforçam o “Setembro Amarelo”, que é um período do ano para a prevenção ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, mais de 700 mil suicídios foram registrados no mundo inteiro (entretanto, estima-se que este número seja muito maior). Vale observar que a depressão é uma dor interior, que acontece na alma da pessoa. Por isso, igualmente, é importante buscar ajuda emocional e espiritual para lidar com isso o quanto antes.

O que aconteceu:

Durante essa ação do DTC, cerca de 120 pessoas foram atendidas pelos voluntários.

  • “Hoje, não importa o local que formos (pode ser em uma comunidade ou em uma área nobre), sempre, ao divulgar o trabalho, encontramos pessoas que estão sofrendo com problemas emocionais. Muitas pessoas não têm coragem de pedir ajuda e de conversar com os seus familiares, pois ainda têm medo de represálias e até mesmo de críticas por pessoas próximas. O grupo tem como papel principal ouvir, atender e ajudar essas pessoas, que muita vezes já não sabem mais o que fazer da vida. E o grupo procura levar luz e esperança para essas pessoas que sofrem, ainda que seja dentro de um shopping como foi o caso dessa ação”, explicou o Pastor Luan Felipe Oliveira Souza, responsável pelo grupo DTC no estado de Goiás.
  • Nessa ação, especificamente, uma mulher contou que tentou o suicídio duas vezes. Ela estava acompanhada da filha e do neto, de apenas 6 anos, que também disseram sofrer com depressão. O garoto vem enfrentando problemas emocionais e passou por um psicólogo. Já a filha agradeceu ao grupo e comentou sobre a importância da ação.
  • O convite para a visita partiu do próprio shopping, que está praticando a campanha Setembro Amarelo.

Anote aí:

  • Você pode acompanhar atualizações do grupo DTC por meio da página oficial no Facebook ou pelo Instagram.
  • Confira também o livro “Eu venci a depressão“, em que a médica Eunice Higuchi conta a sua experiência pessoal com o tema.
imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Cedidas