Seria o fim da lua-de-mel da imprensa com Lula?

Proposta do petista contra o teto de gastos repercute mal na imprensa. Mas o que eles esperavam?

Jornalistas e economistas que apoiaram Lula na corrida eleitoral criticaram as falas do petista contra o teto de gastos. Globo, Estadão, Folha, UOL e CNN são alguns dos veículos de comunicação que demonstraram surpresa com as declarações.

  • Lula criticou quem se preocupa com responsabilidade fiscal e disse que ter um limite de gastos, no governo, seria prejudicial.  “Se eu falar isso, vai cair a bolsa, o dólar vai aumentar? Paciência”, declarou, ignorando que a instabilidade na economia gera inflação, desemprego e aumenta a pobreza.
  • Em editorial, o jornal O Globo afirma que Lula está testando a paciência do brasileiro que sabe fazer contas. Já a Folha de São Paulo diz que a sangria dos cofres públicos alimenta a inflação, os juros e a dívida pública. Em entrevista à CNN, a economista Elena Landau desabafou: “Estou muito pessimista. A gente esperava um Lula pragmático e o que a gente está recebendo é uma continuidade do governo Dilma”.

Não dá para entender por que esperavam algo diferente. Nada do que Lula está fazendo é novidade. Os que o apoiaram e hoje reclamam, aparentemente ouviram tanto a si mesmos que se esqueceram de ouvir o que ele dizia.

  • Logo na página 10 do documento apresentado por Lula ao TSE nas eleições, “Diretrizes para o programa de reconstrução do Brasil”, há o seguinte texto: “Vamos recolocar os pobres e os trabalhadores no orçamento. Para isso, é preciso revogar o teto de gastos e rever o atual regime fiscal brasileiro, atualmente disfuncional e sem credibilidade.”

Profissionais respeitados, que se posicionam como “formadores de opinião”, não leram esse documento? Brigaram pela eleição de Lula sem terem lido sequer as dez primeiras páginas do “contrato” que tentavam convencer a sociedade a assinar? Fora os vídeos de entrevistas em que o petista diz a mesma coisa. Pelo menos isso ele não escondeu de ninguém.

Lula não é novidade. PT não é novidade. Já conhecemos seu modo de governar, que quebrou o Brasil e foi responsável pelo maior escândalo de corrupção já visto neste país.

  • A fábula do sapo e o escorpião conta que um escorpião pediu ao sapo que o levasse em suas costas. O sapo, prudente, se recusou, tinha receio de ser ferroado. O escorpião argumentou, dizendo que jamais faria isso, pois, se o ferroasse, ambos afundariam e morreriam. Parecia lógico. O sapo, então, concordou em dar carona. No meio da travessia, o escorpião o ferroou. Confuso, o sapo perguntou: “Por que você fez isso? Agora nós dois vamos morrer!”. O escorpião, então, respondeu: “Sinto muito. Não pude evitar. Esta é a minha natureza”.

Da mesma forma, é da natureza da esquerda a política econômica irresponsável, a fraude e a corrupção. Não é inteligente pensar que colocar o PT em nossas costas agora mudaria alguma coisa.

Não podemos esperar de Lula nada melhor do que o que ele já fez, até porque até agora não reconheceu seus erros ou pediu perdão. Se não há arrependimento, não há mudança. E, infelizmente, a tendência é que faça tudo de novo.

imagem do author
Colaborador

Vanessa Lampert