Saúde libera vacina bivalente contra a Covid-19 a pessoas acima de 18 anos

Ação, em São Paulo, terá início a partir deste sábado (6). Saiba mas detalhes

Imagem de capa - Saúde libera vacina bivalente contra a Covid-19 a pessoas acima de 18 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo divulgou que todas as pessoas com 18 anos ou mais poderão receber a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 a partir deste sábado (6). Por enquanto, apenas pessoas com mais de 40 anos estavam recebendo o imunizante na capital paulista.

O Ministério da Saúde havia anunciado no dia 24/04 que pessoas a partir de 18 anos, em todo o país, poderiam reforçar a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente, no entanto, em função da disponibilidade de imunizantes, estados e municípios têm adotado estratégias diferentes.

Por que isso é importante:

A orientação para receber a vacina bivalente vale para quem já foi imunizado, pelo menos, com duas doses de vacinas monovalentes (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando-se um intervalo de quatro meses da última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso deve procurar as unidades de saúde.

A vacina bivalente passou a ser aplicada no Brasil em fevereiro deste ano.

Recomendação:

Com a ampliação do público-alvo, o governo espera aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19.

Segundo a secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, aumentar as coberturas vacinais contra a Covid-19 é prioridade. “A vacinação é fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”, disse, na ocasião.

Onde tomar:

São Paulo recebeu na noite da última terça-feira (2) mais de 1 milhão de doses do imunizante, que serão distribuídas para as 470 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

imagem do author
Colaborador

R7 / Foto: iStock