Saúde e bem-estar: quarta edição do ‘NutriAção’ beneficiará 42 mil pessoas em todo o Brasil
Evento para a terceira idade oferecerá palestras, atividades físicas e orientações profissionais
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, será realizada a quarta edição do NutriAção, promovido pelo programa Calebe Universal. O evento acontecerá em mais de 2 mil localidades no Brasil, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal, além de ser realizado em 79 países ao redor do mundo. No território brasileiro, a expectativa é beneficiar cerca de 42,1 mil pessoas, com foco na promoção da saúde e qualidade de vida, especialmente para a população idosa.
Com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, o NutriAção promoverá palestras sobre nutrição, saúde e autocuidado, além de atividades físicas voltadas para o bem-estar. Os participantes também terão acesso a serviços gratuitos, como aferição de pressão, teste de glicemia e orientações de profissionais de saúde.
“O evento me ajudou a fazer escolhas mais conscientes na hora de me alimentar”, afirma a cearense Olívia Teles, de 59 anos, que participou de uma edição anterior em Fortaleza (CE). Ela acrescenta: “Com esse conhecimento, mudei meus hábitos e passei a priorizar uma alimentação equilibrada, buscando mais qualidade de vida”.
No Brasil, a iniciativa contará com o apoio de 8,2 mil voluntários e será realizada em polos do programa social e em espaços públicos, como parques e praças.
Vida longa e saudável
Com a expectativa de vida no Brasil alcançando 76,4 anos em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a promoção de hábitos saudáveis se torna cada vez mais essencial — em particular, para quem tem a idade mais avançada. O NutriAção visa, portanto, não apenas melhorar a saúde imediata dos participantes, mas também incentivar um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.
Segundo o responsável pelo Calebe Universal no Tocantins, Gilvan da Silva, o objetivo do evento é auxiliar os idosos a “fazer escolhas melhores no dia a dia, compreendendo que uma alimentação saudável não é difícil, mas, sim, uma prioridade”. Ele também destaca que o incentivo à prática de atividades físicas será uma parte importante — pois, além de contribuir para a digestão, ajuda na produção de energia e no fortalecimento do organismo.
Em Palmas (TO), o evento principal ocorrerá no sábado (15), a partir das 9h, na Praça dos Povos Indígenas. A programação inclui uma palestra com nutricionista, atividades físicas, um workshop de receitas saudáveis e os serviços gratuitos de aferição de pressão e teste de glicemia. Estima-se que 384 pessoas serão favorecidas.