Saiba qual é o mau hábito que pode afastar o seu filho de você

Confira o ensinamento deixado pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso, durante a bênção aos pais e filhos

Imagem de capa - Saiba qual é o mau hábito que pode afastar o seu filho de você

Durante reunião no Templo de Salomão, no domingo último (29 de agosto), o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso explicaram a primeira de uma série de quatro maneiras pelas quais pais e mães podem estar afastando os seus filhos e, por consequência, afrouxando os laços familiares.

O Bispo Renato comentou que uma dessas maneiras, embora não seja intencional, é um mau hábito da parte dos pais que pode acabar comprometendo o relacionamento familiar.

“O pai e a mãe, às vezes, têm o mau hábito de ser um crítico de plantão. Porque queremos o bem para os nossos filhos (…), que tenham uma vida melhor do que a nossa (…), o crítico fica do lado de fora apontando o que está vendo. Mas, muitas vezes, não entende o que está acontecendo na vida daquela pessoa. Então, a gente critica porque pensa que vai ajudar. Mas, para você criticar construtivamente, por mais que soe bem, é preciso muita habilidade para saber criticar positivamente — se é que existe isso. A maioria de nós acaba atacando a outra pessoa”, disse.

Ajudar a entender e fazer escolhas

Por sua vez, Cristiane destacou que a crítica pode mostrar e causar, na verdade, uma decepção. Por isso, é muito importante os pais ajudarem os filhos a entenderem o erro que cometeram.

“Você critica porque não está gostando daquilo que vê. Queria ver o seu filho ou a sua filha sendo uma pessoa diferente. Então, na sua decepção, você mostra isso na forma que fala com ele (…) Então, ele sente que está te decepcionando, se sente mal, inferior. Eu estava pensando (…) Deus fala, ensina, mas não critica a gente. Ele não se decepciona assim. Ele entende você e ajuda você a se entender. Então, se você quer ajudar uma pessoa, tem que ajudar a entender por que ela cometeu aquele erro”, observou.

Ao que o Bispo Renato reiterou: “É claro que vai depender dele ou dela se vai continuar no erro ou não. Mas, você fez a sua parte de não ficar condenando. E, sim, mostrando que a pessoa tem a chance de fazer a escolha para o bem, e não continuar no mal (…) Em vez de achar tudo o que o seu filho faz de errado (…), você tem que entender que ele vai errar; o que você tem que cumprir é o papel de guiar, de orientar para ele errar menos”, pontuou.

Assista abaixo ao vídeo com a mensagem na íntegra:

Orientação para pais e filhos

Quer saber mais sobre o tema e receber orientação para o seu relacionamento familiar?

Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para as famílias.

Para outras localidades, clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de sua casa. Não deixe de participar!

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock