Saiba como se livrar da ansiedade

A palestrante Cristiane Cardoso forneceu dicas importantes para mulheres durante a última palestra do Godllywood

Imagem de capa - Saiba como se livrar da ansiedade

De acordo com um estudo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado no ano passado, no Brasil, a ansiedade afeta 9,3% da população. Ela também desencadeia o transtorno obsessivo-compulsivo, as fobias e o
estresse pós-traumático.

A pesquisa ainda apontou que quem mais sofre suas consequências são as mulheres, sendo que 7,7% delas são ansiosas e 51% são depressivas. Esse assunto foi abordado na primeira reunião do Godllywood neste ano. Ela aconteceu no dia 26 de janeiro, um sábado, e foi realizada no Templo de Salomão, em São Paulo. O encontro também foi transmitido por videoconferência para os demais templos da Universal e pela plataforma Univer Vídeo. A palestra foi conduzida pela escritora, apresentadora e palestrante Cristiane Cardoso.

Mundo moderno
Durante o encontro, Cristiane, que tem ampla experiência em aconselhamento de mulheres no Brasil e no exterior, argumentou que o mundo moderno tem colaborado para que mulheres desenvolvam a ansiedade. “O mundo fala que temos que ter uma carreira, por exemplo, e isso acaba nos fazendo deixar as outras coisas. Há uma pressão sobre a mulher. Além da carreira, ainda tem a aparência, as redes sociais e os problemas pessoais. Tudo é favorável para o surgimento da ansiedade”, destacou.

Ela ainda enfatizou que a ansiedade é, na verdade, um medo que aparece de forma sutil. “Às vezes, você tem um planejamento para a sua semana e tudo tem que ser do jeito que você planejou, mas você não tem o controle de tudo.”

A palestrante também alertou que tudo que colabora para uma vida marcada pela ansiedade são menos importantes na rotina da mulher. Ela baseou seu ensinamento na passagem descrita em Mateus 6.31-33: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” .

“Quando Deus fala que acrescentará, quer dizer que, se você buscar primeiro a Ele, você será tão realizada que um marido ou uma carreira, por exemplo, serão apenas acréscimos. Não adianta se preocupar com o dia de amanhã. Nós não somos Deus. Não temos controle de tudo na nossa vida”, orientou.

As consequências
A diarista Daiane Barbosa da Silva, de 24 anos, sentiu na pele as consequências da ansiedade. Quando tinha 18 anos, entrou em um relacionamento no qual sofria abuso psicológico. “Eu queria muito conhecer alguém e me casar, mas eu não tinha critérios. Por isso, me sujeitei a um relacionamento abusivo. Ele brigava comigo e eu é que pedia desculpas, apesar de não feito absolutamente nada”, lembra.

Felizmente, Daiane conseguiu identificar o quanto o relacionamento estava lhe prejudicando, inclusive espiritualmente. Depois de uma conversa com seu ex-namorado, ambos decidiram colocar um fim na relação. “Quando terminamos, percebi o quanto aquilo estava me fazendo mal. Hoje não sou uma pessoa ansiosa e a presença de Deus me basta”, relata.

A direção certa
Cristiane ainda forneceu algumas dicas importantes para quem deseja vencer a ansiedade. Para a palestrante, a leitura diária da Bíblia é uma forte aliada na luta contra as inquietações. “Medite na Palavra de Deus. Todos os dias eu leio um trecho. Não precisa ser muito. Um versículo é o suficiente, mas medite no que ler”, recomendou. Ela acrescentou que acredita que a oração também ajuda no processo.

“Acorde e peça direção a Deus para fazer a vontade dEle no seu dia. Além disso, também se afaste de coisas e pessoas que a fazem sair da presença dEle”, concluiu.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Demetrio Koch