Saber se comunicar é vantagem

Desenvolver habilidades comunicacionais é fundamental para empresas, profissionais e líderes. Descubra como melhorar a sua comunicação

Imagem de capa - Saber se comunicar é vantagem

Já parou para pensar na forma como você se comunica com colegas de trabalho, clientes e fornecedores? Que tipo de palavras você usa, qual é o seu tom de voz e que postura corporal você assume quando conversa com outras pessoas?

Saiba que você pode até estar perdendo oportunidades por causa da sua forma de se comunicar. Quem explica é Reinaldo Passadori, especialista em comunicação e fundador da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação. “Muitas pessoas poderiam ter mais sucesso e ganhar mais dinheiro se aprendessem a se comunicar. É a partir da comunicação que nos relacionamos, mostramos nossos conhecimentos e fazemos as coisas acontecerem”, avalia ele, que é autor do livro Quem Não Comunica Não Lidera.

Com quem você fala?
Segundo o especialista, o primeiro passo para se comunicar melhor é desenvolver a empatia. “De forma simples e geral, nós temos que usar a nossa sensibilidade, a nossa percepção e ter flexibilidade para entender o outro e calibrar o que vamos dizer. É importante ter respeito, olhar nos olhos da pessoa, sorrir e falar de forma assertiva, sem ser agressiva”, diz Passadori.

Ou seja, conhecer a pessoa ou grupo com o qual você vai se comunicar facilita bastante. “Quanto mais a pessoa conhece os estilos e tipos de pessoas, mais facilmente ela pode se moldar para que a comunicação aconteça. Assim, ela vai entender se precisa falar mais devagar, de forma simples ou genérica, o tipo de vocabulário usado e se precisa contar histórias e exemplos para manter as pessoas envolvidas”, detalha o especialista, acrescentando que as habilidades comunicacionais podem ser aprendidas com leitura, cursos e bastante treinamento.

Estratégia
A comunicação também é fundamental para a estratégia de qualquer negócio. É o que defende Luana Clara, jornalista e sócia da La Presse Comunicação. “Se a comunicação não ajuda a melhorar os resultados da empresa, há algo errado”, indica. Entretanto ela esclarece que a comunicação não é simplesmente divulgar produtos e serviços, mas envolve os processos de comunicação interna.

“O líder, por exemplo, precisa sair da posição de cobrador e passar para a de educador, daquele tipo de pessoa que compartilha conhecimentos. Se a empresa está passando por um processo de reposicionamento, os funcionários precisam saber disso”, afirma Luana.

Segundo ela, o feedback deveria se tornar um hábito em qualquer empresa. “Profissionais e gestores precisam estar preparados para receber feedbacks sem contestar, sem ser agressivo. Se um funcionário diz que um espaço não está satisfatório, o líder deve ouvir a sugestão e se perguntar: ‘o que e como eu posso mudar?’. Infelizmente muitas pessoas não gostam de ouvir críticas”, avalia. A dica também vale para a relação com clientes.

Ruídos
Luana Clara pontua que a falta de diálogo em equipes pode gerar desentendimentos e falhas que afetam a produtividade. “Quando existe diálogo contínuo, a solicitação de pedidos e até as cobranças se tornam um processo fluido. Uma dica é fazer reuniões semanais, rápidas, com todos em pé e com pauta definida. Além disso, é importante deixar um canal aberto para que as pessoas falem o que estão pensando ou uma caixinha de sugestões”, ensina.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Getty Images