Rússia aprova remédio antiviral promissor para o tratamento da COVID-19

Inicialmente o antiviral será usado apenas em hospitais, a partir de 11 de junho. Países da América Latina e do Oriente Médio já encomendaram o medicamento

Imagem de capa - Rússia aprova remédio antiviral promissor para o tratamento da COVID-19

O remédio testado e registrado na Rússia para o tratamento de pessoas com o novo coronavírus deve chegar aos hospitais do país a partir da semana que vem, provavelmente em 11 de junho. Foi o que afirmou o órgão responsável pela produção do medicamento à agência de notícias britânica Reuters. Durante os testes clínicos, o antiviral mostrou grande eficácia para afetar os mecanismos de reprodução do vírus e é promissor frente ao combate contra a COVID-19.

O antiviral Avifavir, conhecido genericamente como favipiravir, foi desenvolvido inicialmente nos anos 1990 por uma empresa japonesa. O Japão vem testando o mesmo medicamento. Por sua vez, os cientistas russos modificaram o remédio para otimizá-lo. O tempo de desenvolvimento e de testagem foi recorde. O medicamento mostrou 90% de eficácia no combate à doença. Cerca de 330 pessoas participaram do estudo e a maioria delas se recuperou em quatro dias.

Inicialmente, o antiviral não estará à venda em farmácias. Contra-indicado para gestantes, ele será usado apenas em hospitais. A expectativa é que se fabrique quantidade suficiente para tratar 60 mil pessoas por mês. A medida espera diminuir a pressão sobre o sistema de saúde e acelerar a volta à atividade econômica normal da Rússia. Países da América Latina e do Oriente Médio também já começaram a encomendar o medicamento em busca de combater a pandemia.

Assista à matéria exibida sobre o assunto no Jornal da Record:

Corrida em busca da vacina

Atualmente, não existe vacina para a COVID-19. Mas, a corrida mundial contra o tempo continua. No Brasil, por exemplo, pesquisadores de diferentes instituições estão empenhados em produzir uma vacina nacional contra o novo coronavírus. Clique aqui e saiba mais.
imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images