Roubaram meu celular. E agora?

Registros mostram a dimensão dos furtos e roubos de aparelhos. Entenda quais medidas tomar imediatamente, se você for alvo desses crimes

Imagem de capa - Roubaram meu celular. E agora?

De acordo com dados do 19° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2023 o Brasil registrou cerca de 973 mil ocorrências de roubo e furto, notificadas em delegacias de todo o País.

Um roubo a cada nove minutos

Os números disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) apontam que, nos primeiros sete meses deste ano, aproximadamente 35 mil aparelhos celulares foram roubados só na cidade de São Paulo. Isso representa a média de um caso a cada nove minutos, totalizando 168 crimes por dia na capital paulista.

Nem sempre é possível evitar

É senso comum que o atual cenário social coloca a população em situações cada vez mais vulneráveis a roubos. Assim, muitas vezes, evitar andar com o celular em mãos ou guardar os pertences não são atitudes suficientes para impedir que alguém se torne vítima de um assalto. Por isso, é fundamental saber como agir se o seu aparelho celular for roubado.

Confira, na ilustração abaixo, dicas e orientações do que fazer, caso você seja uma vítima.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Arte: Edi Edson