‘Rompendo o Silêncio’ combate violência doméstica na Índia
Mais da metade das mulheres indianas normalizam agressão por parte do homem, aponta estudo
No dia 14 de agosto, o Unisocial da Índia realizou o “Rompendo o Silêncio” – uma campanha de conscientização pelo fim da violência doméstica contra as mulheres – em Chennai, capital do estado de Tamil Nadu.
Dados contidos no dossiê “Mulheres indianas e o árduo caminho para a igualdade” apontam que mais da metade das mulheres indianas na faixa etária de 15 e 49 anos acreditam que o homem tem direito de agredir a esposa se ela discutir, desrespeitar os sogros ou sair de casa sem avisar, por exemplo.
Segundo a responsável pela ação, Ana Paula Teixeira, o objetivo da campanha de conscientização é oferecer “um progresso significativo para o bem-estar das mulheres”.
“Rompendo o Silêncio” buscou informar as mulheres sobre as diferentes formas de violência doméstica, e como buscar por ajuda. Na ocasião, foram convidados dois advogados da Comissão Oficial de Advogados do Estado para dar o suporte jurídico necessário e esclarecer sobre as leis que amparam mulheres que sofrem qualquer tipo de ataque no país.
Segundo os organizadores do evento, devido à pandemia, casos de violência doméstica se tornaram ainda mais frequentes em todo o mundo, isso porque, muitas vezes, a agressão acontece por parte de uma pessoa próxima à mulher.
“Recebemos um retorno muito positivo das participantes da ação. Preparamos tudo com carinho para recebê-las, pois sabemos que algumas têm levado uma vida de muito sofrimento. São mulheres guerreiras que lutam para manter a família”, explica a voluntária Jayamathy Naresh.
Cerca de 155 mulheres participaram da palestra. Outras receberam orientações em diferentes pontos de conscientização na cidade de Chennai, estabelecidos para alcançar um maior número de pessoas.
A auxiliar de enfermagem, Maniammai Anbazhagan, de 57 anos, participou do evento e conta que aprecia muito as ações realizadas pelo Unisocial no país. Ela também elogia a ação por “unir pessoas com ideias semelhantes para uma transformação positiva na sociedade”.
O programa Unisocial – criado pela Igreja Universal do Reino de Deus – ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social. No ano passado, através de suas ações, conseguiu amparar 526.098 pessoas no Brasil e no exterior.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo