Rio das ostras: história e fé

O município fluminense receberá novo templo da Universal, que está presente entre os rio- ostrenses há mais de 30 anos

O trabalho evangelístico da Universal foi iniciado no Rio de Janeiro. Desde os primeiros encontros de fé, em 1977, realizados no Coreto do Méier, passando pela primeira igreja, erguida onde funcionava uma antiga funerária no bairro Abolição, a Universal não mede esforços para que as pessoas tenham acesso ao Evangelho.

Em 1990, a Universal chegou ao município de Rio das Ostras, situado a 170 quilômetros da capital fluminense (veja o mapa ao lado). Este é um dos destinos turísticos mais visitados de uma das mais belas regiões do Estado, a Costa do Sol. Apesar de emancipado como município apenas em 1992, Rio das Ostras é centenário, cheio de história e de paisagens naturais.

O município tem o maior crescimento populacional do Estado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 50% na população rio-ostrense nos últimos dez anos, que chegou aos atuais 159.529 habitantes. Desse total, aproximadamente 64 mil são evangélicos, o equivalente a 40% da população total.

Novo cenáculo
O trabalho da Universal na cidade, que começou com um núcleo, hoje é feito em seis igrejas espalhadas pelo município e a Universal investe em um novo templo.

Segundo informações do Departamento de Engenharia da Universal (Engiurd), o início das obras está previsto para este mês. O terreno, com 3.723 m², está localizado na esquina da rua Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Amaral Peixoto (a principal da cidade) e contará com área construída de, aproximadamente, 1.775 m². Preparada para atender às normas de acessibilidade, a nova sede terá ar-condicionado em todos os ambientes, o que garante conforto térmico aos fiéis.

Com capacidade para 920 pessoas (quase o dobro da atual sede (veja a primeira foto ao lado), o espaço terá 32 vagas no estacionamento, duas salas reservadas para a Escola Bíblica Infantil (EBI) e um auditório com 100 lugares para apoio ao salão principal, quando for necessário. Salas de apoio para as reuniões e salas para atendimento do setor administrativo da igreja estarão no mesmo pavimento, além de apartamentos de uso pastoral.

O Pastor Danilo Alfredo Leite e sua esposa, Marta, estão há um ano cuidando do trabalho evangelístico em Rio das Ostras. Ele revela que o povo da cidade é muito receptivo, aceita bem a evangelização e que na alta temporada é comum turistas também participarem das reuniões.

“Buscar um local de melhor acesso, com uma localização privilegiada e cuja visibilidade fizesse com que todos os moradores e visitantes da cidade pudessem encontrar esse pronto-socorro espiritual com facilidade, na via principal, uma vez que a atual está em uma localização discreta e longe do centro, foi o principal critério adotado para a escolha do local da nova sede”, diz o Pastor.

Ele revela que a expectativa de ver o novo espaço de portas abertas é grande, pois o templo “ocasionará também um crescimento e um grande avanço da Obra de Deus na cidade. Será um convite a todos os que sofrem, que estão aflitos, desesperados e precisando de auxílio espiritual ou de uma Palavra”.

A mesma expectativa é compartilhada pelo aposentado Paulo Roberto da Silva Veras, de 59 anos. Ele foi um dos primeiros membros da Universal local e atualmente é obreiro. Ele conta que a aquisição do terreno para a construção do novo espaço demandou muito esforço e, por essa razão, ele não tem dúvida de que muitas vidas serão transformadas: “será mais uma porta de entrada para o Céu e, com toda certeza, vai abreviar a chegada do Senhor Jesus, pois muitas almas serão conquistadas para o Reino de Deus”.

Faça parte você também
O novo templo em Rio das Ostras, assim como todas as obras da Universal, está se tornando realidade com a contribuição dos fiéis. Se você deseja fazer parte dessa missão deixada por Jesus e contribuir para que a Palavra de Deus chegue às pessoas que necessitam, leve sua oferta à Universal mais próxima ou contribua pelo site doar.universal.org. Lembre-se do que está escrito em Hebreus 6.10: “… Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o Seu Nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis”.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Cedida