Renato e Cristiane Cardoso aconselham solteiros na pandemia

Professores da Escola do Amor dão dicas para quem não tem um parceiro

Imagem de capa - Renato e Cristiane Cardoso aconselham solteiros na pandemia

Se antes da pandemia já estava difícil para muitos solteiros conhecerem alguém para um futuro relacionamento amoroso, com o isolamento social imposto pela doença, a situação para eles ficou ainda mais complicada.

Por isso, no intuito de ajudá-los os professores Renato e Cristiane Cardoso, da Escola do Amor, decidiram dar algumas dicas e aconselhamentos para os solteiros nesta pandemia.

Durante o programa uma aluna enviou um comentário dizendo que está solteira, mas que de vez em quando sai com o ex-namorado.

Invista na sua vida amorosa

De acordo com os professores, a aluna está cometendo um erro. “Isso é errado, porque ele é ex e está conseguindo o que sempre quis. Ser ex e continuar com você”, diz Cristiane. “É aquela velha história, ‘enquanto não aparece a pessoa certa, vou me divertindo com as erradas’”, observa Renato.

Outra aluna diz usar a pandemia como pretexto para afastar pretendentes mal-intencionados.

No entanto, para Cristiane, a atitude da aluna embora a proteja de certa forma, também a prejudica. “Você está se protegendo tanto que não está investindo na sua vida amorosa, o que também não é legal”, alerta.

“Reservando meu tempo para o entretenimento, visto que curtir algo a dois é algo bem distante”, escreveu outro aluno.

Para Renato, muitas pessoas utilizam do virtual como forma de tapar buraco. “Não tem ninguém no real e então ela parte para o virtual. É um entretenimento, um passatempo, mas isso pode ser muito prejudicial para a sua vida. Especialmente quando você não observa que está se dividindo, conversando com várias pessoas ao mesmo tempo. Você não sabe o que é real ou o que é ficção e pode acabar se frustrando muito e ainda perdendo tempo”, destaca.

Regra de ouro para um relacionamento

Os professores ainda orientaram outra aluna que está em um relacionamento há dois anos e meio. Ela diz que embora seja apaixonada pelo namorado, não está feliz e não acredita que um dia será, com ele. Ela conta que eles já terminaram e voltaram várias vezes e que já descobriu várias mentiras dele, mas que no final sempre perdoa.

Então, ela pede a ajuda dos professores porque não sabe mais o que fazer.

Entretanto, para os professores está muito claro o que essa aluna precisa fazer.

“A pessoa está dando todos os tipos de sinais de que não a leva a sério e você fica insistindo. É só ele estalar os dedos que você corre para ele novamente. Então, infelizmente, o problema está em você, porque se você estivesse bem já teria terminado esse relacionamento, não iria se sujeitar a isso. Mas porque não está bem, não conhece o seu valor, não tem critérios, não se respeita, então se submete a isso”, lamenta Cristiane.

Para Renato a solução é simples. “Você tem que terminar esse relacionamento porque ele não é uma pessoa confiável”, orienta.

Segundo ele, existe uma regra de ouro para qualquer relacionamento: onde há mentira não pode haver relacionamento, pois este precisa de verdade, de confiança. “Mentir é um problema gravíssimo em um relacionamento, problema de caráter. A pessoa que mente é capaz de trair e de qualquer coisa. Porque ela sempre vai usar a mentira para encobrir o que fez de errado”, alerta.

Então, “o que você tem a fazer é terminar e tratar do seu coração, que está lhe enganando e fazendo você achar que merece uma pessoa que te maltrata desse jeito”, aconselha Renato.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Getty Images