Relembre os ensinamentos de Samuel em Reis – A Perseguição

Profeta morreu na quinta temporada da superprodução, mas deixou um importante legado com sua obediência ao Senhor

A história de Samuel (Roberto Birindelli), grande profeta bíblico que dedicou a vida ao Senhor, foi retratada desde a primeira temporada da superprodução Reis. O personagem morreu no episódio desta segunda-feira (14) em A Perseguição, mas deixou um legado de fé e obediência a Deus por onde passou.

A seguir, relembre alguns ensinamentos do israelita durante a quinta temporada da trama:

Ao descobrir que foi rejeitado por Deus, Saul (Carlo Porto) passou a ver Samuel como um inimigo e enviou soldados para vigiá-lo dia e noite. Chateada com a situação, Eloá sugeriu que o marido fosse ao encontro do rei, mas ele discordou: “Mesmo Deus sendo misericordioso, Ele rejeitou o reinado de Saul. Com certeza, Deus tentou falar com ele, mostrar os erros, fazê-lo cair em si, mas ele não quis. Se Saul não ouviu a Deus, vai ouvir a mim? Quem sou eu para achar que eu posso mudar o coração de Saul? Então, por isso, não, eu não vou até ele, Eloá. Não vou desobedecer a Deus”, disse o profeta.

Abiatar (Edu Porto) serviu a Samuel por muitos anos até decidir voltar para Nobe. Ele se despediu e, emocionado, afirmou que iria sentir falta do profeta. “Então, faça tudo ter valido a pena. Sirva ao nosso Deus todos os dias da sua vida. E eu me sentirei honrado de ter sido seu professor”, ensinou Samuel.

A mando de Saul, Zera (Arthur Alavarse) e Chaim (Augusto Gulum) foram em busca de Davi. No entanto, ao encontrá-lo, os dois foram tocados pelo Espírito de Deus. “Eu nunca senti tanta paz em toda a minha vida”, disse Zera. EntãoSamuel os aconselhou: “E poderiam ter essa paz todos os dias se deixassem o rancor e obedecessem a Deus”.

Durante uma conversa com Davi, Samuel se mostrou admirado com a intimidade que o guerreiro criou com o Senhor desde a juventude: “Foi por isso que Deus te escolheu. Você aprendeu a depender D’Ele. Enquanto você depender do Senhor, você vai ter estrutura para ser rei. E o poder não vai conseguir te corromper, como aconteceu com Saul”.

O profeta ainda instruiu o escolhido de Deus sobre o comportamento do rei de Israel: “Aprenda com o mau exemplo do Saul. E, quando você for rei, lembre-se sempre: você responde a Deus. E Deus vai cuidar do Saul. Não mova um dedo contra ele, não faça nada, não diga nada para manchar a imagem do rei. Deixe que Deus vai fazer o que Ele achar melhor e no tempo D’Ele (…). Eu tenho certeza de uma coisa: Deus vai te proteger, mas você precisa se manter submisso a Ele”.

Enquanto fugia de Saul, Davi compartilhou seus planos com o profeta e foi abençoado por ele: “Deus vai enviar homens valentes para lutarem junto com você. Confie N’Ele. Não se esqueça de que nada acontece sem a permissão de Deus”.

Já no fim da vida de Samuel, Jônatas (Miguel Coelho) pediu perdão a ele por todo mal causado por Saul. “Não se culpe. Agora, você precisa ser forte. Talvez, não haja mais arrependimento para o seu pai. Ele foi longe demais. Meu filho, não há mais nada que possa fazer. Saul não aceita que Deus entregou Israel nas mãos de outra pessoa. Deus entregou Israel nas mãos de Davi”, disse.

Quer relembrar a trajetória do profeta? É só acessar PlayPlus.com para assistir todas as temporadas na íntegra. Acompanhe Reis — A Perseguição de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV.

imagem do author
Colaborador

R7 / Fotos: Blad Meneghel/Record TV e Reprodução