Relacionamento tóxico: Como saber se você está em um?

Os professores da Escola do Amor, Renato e Cristiane Cardoso, explicam

Imagem de capa - Relacionamento tóxico: Como saber se você está em um?

Uma substância tóxica é aquela que faz mal para o ser humano, que pode fazê-lo adoecer e até levá-lo à morte, explicou a farmacêutica Homeopata, Amarilys de Toledo, em matéria exibida no programa The Love School – A Escola do Amor, no sábado último (04), na Record TV.

Ela explicou ainda que a homeopatia usa várias substancias tóxicas. Porém, o que diferencia o medicamento do veneno é a dosagem. “Há substâncias que são benéficas em pequenas quantidades, mas elas podem ser tóxicas em quantidade maior”, esclarece.

De acordo com o apresentador Renato Cardoso, o mesmo se aplica aos relacionamentos. Quando a pessoa é carente, por exemplo, ela fica muito grudada no parceiro, e isso não é saudável. “O amor, o carinho é uma coisa boa, mas em excesso se torna uma humilhação, como se a pessoa estivesse mendigando amor e isso satura. Faz com que a outra pessoa não tenha espaço para expressar de volta o amor dela por você, porque você está sempre em cima dela, sufocando. Então, isso também pode ser tóxico na relação. Essa questão de dosar até as coisas boas é muito interessante, é algo que merece atenção”, explica.

Se faz mal é tóxico

Para simplificar e facilitar o entendimento do que é um relacionamento tóxico, os professores destacam que ele é marcado por atitudes que fazem mal ao parceiro ou a você mesmo.

“É simples: amor não faz mal a ninguém. Se você pensar assim: ‘a minha atitude está fazendo bem ou mal ao meu parceiro?’ Só esta pergunta já pode lhe guiar para decidir se você ou seu parceiro está sendo tóxico ou não na relação. Se faz mal é tóxico, se não faz mal é amor”, esclarece.

Para a apresentadora Cristiane Cardoso é muito fácil ser tóxico, porque, muitas vezes, a forma com que a pessoa fala com o parceiro, e até o seu tom de voz, pode fazê-lo se sentir desrespeitado e desvalorizado. Contudo, cada pessoa é responsável pelas próprias reações, observa Renato.

Acompanhe o programa na íntegra:

O programa The Love School – A Escola do Amor, é exibido todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV. Acompanhe!

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Istock