Reencontro das Famílias FTU
Confira os melhores momentos e aprendizados proporcionados pelo evento
Mais uma vez, milhares de adolescentes integrantes do Força Teen Universal (FTU) chegaram ao Templo de Salomão acompanhados de seus familiares. O momento de união aconteceu graças a realização do Reencontro das Famílias, evento que visa fortalecer a conexão e o relacionamento de respeito entre pais e filhos.
Primeiro encontro
O primeiro encontro entre famílias organizado pelo FTU aconteceu em agosto deste ano. A ocasião conduzida pelo Bispo Renato Cardoso guiou os adolescentes presentes ao entendimento da importância em dar honra aos seus pais, como ensina a Palavra de Deus: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20.12). Os teens, ainda, aprenderam sobre o impacto da desonra causada pela desobediência dentro de casa.
Confira mais do Encontro das Famílias FTU, clicando aqui.
O reencontro
Um mês depois, em 21 de setembro, o Reencontro das Famílias reafirmou os aprendizados de aproximadamente 10 mil adolescentes e seus familiares, que voltaram a se reunir no Templo de Salomão. O evento, no entanto, ultrapassou os limites da capital paulista: o Distrito Federal e todos os estados brasileiros acompanharam a programação por meio de transmissão simultânea realizada pelo Univer Vídeo.

A espera para o grande momento
Logo ao meio-dia, já era possível notar a presença de centenas de famílias que se reuniam na Esplanada do Templo para adentrar o Santuário e participar do Reencontro das Famílias, às 14h. Durante o período de espera até que as portas se abrissem, o local se manteve repleto de interações saudáveis e muita expectativa.
“Estou com a expectativa bem lá em cima, porque tudo o que eles [adolescentes] aprendem no FTU, nós como pais também queremos aprender. Conhecimento é essencial”, contou Silvania Maria, mãe da adolescente Rafaella Cristina.

No Santuário
Primordialmente, o Reencontro foi conduzido pelo Pastor Walber Barboza, responsável nacional pelo FTU, que abriu o evento com a oração do Vida a Cores. O momento permitiu que, dentre os presentes, todos os que sofriam com dores emocionais como depressão, ansiedade e ideações suicidas, encontrassem ajuda e, sobretudo, a paz vinda de Deus.

Aprendendo a ser exemplo
Em seguida, o Bispo Renato Cardoso assumiu a palestra, dessa vez preparada especialmente para os pais. O convite à reflexão teve como tema o sacrifício de Ana, mãe do profeta Samuel. Ao contrário de muitos pais que não atentam para o seu exemplo negativo que compromete o desenvolvimento de seus filhos, as Escrituras revelam que Ana fez um voto abrindo mão do seu próprio desejo para que o seu filho Samuel servisse a Deus e carregasse o Seu caráter.
“Quando você é uma mãe como Ana ou um pai com o mesmo espírito dela, você sacrifica o seu querer como ela. Muitas vezes, você como mãe ou como pai terá que abrir mão do que gosta para ser exemplo para o seu filho. Se você quer que ele seja de Deus, você tem que ser o exemplo de Deus”, afirmou.
O Bispo ainda reforçou a importância dos pais entregarem os seus filhos no Altar de Deus, como fez Ana (1 Samuel 1.11). Enquanto muitos responsáveis se atentam unicamente aos estudos e ao sustento dos filhos, a atitude dos pais inteligentes garantem não só um futuro próspero e abençoado como paz em todo a sua fase adulta e eternidade.

Como Ana
E a família Lopes é prova de que um voto no Altar garante a resposta de Deus. Durante o Reencontro das Famílias, Adriana e Zerlito Lopes compartilharam como o vício em jogos on-line afetou profundamente o filho mais velho, Samuel Lopes, que passou a demonstrar comportamentos agressivos e indiferença dentro de casa. Desse modo, o comportamento negativo acabou influenciando também o irmão mais novo, Davi Lopes, que passou a replicar as mesmas atitudes, gerando um ambiente de constantes conflitos familiares.
A dor de ver os filhos se distanciando levou o casal a uma decisão de fé: firmar um voto no Altar. E a atitude de entrega iniciou uma verdadeira mudança. Em pouco tempo, Davi começou a se envolver de forma mais consciente com os ensinamentos do Força Teen Universal, grupo que já frequentava, e passou a praticá-los com dedicação. A transformação do caçula não passou despercebida. Além dos pais, Samuel também notou a diferença decidiu seguir o exemplo do irmão. Na Força Jovem Universal, ele aprendeu a se reconstruir e se tornar uma versão melhor de si mesmo.
Hoje, ambos os irmãos carregam o Espírito Santo em suas vidas, e a família Lopes vive novamente em unidade.

Bênção entre pais e filhos
Por fim, pais, mães e responsáveis usaram da sua autoridade para abençoar os seus filhos e entregá-los a Deus.
Confira os melhores momentos do Reencontro das Famílias
Próximo evento
No dia 12 de outubro, feriado nacional, o Encontro das Famílias retorna com mais uma edição especial — no mesmo horário e local. É uma nova oportunidade para fortalecer os vínculos familiares, renovar os ensinamentos compartilhados e viver momentos de fé e união que marcam gerações. Prepare a sua família e não perca!
Nos encontre também nas redes sociais
Para conferir a programação, eventos e reuniões organizadas pelo Força Teen Universal, siga o grupo no Instagram (@ftu_brasil).
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo