“Raabe é uma grande heroína”

Em entrevista exclusiva, a atriz Miriam Freeland conta detalhes e desafios de sua personagem na novela A Terra Prometida, da Rede Record

Imagem de capa - “Raabe é uma grande heroína”

Logo no primeiro capítulo da novela A Terra Prometida uma personagem se destaca em meio aos acontecimentos que antecedem a queda das muralhas de Jericó. Em uma das cenas, Raabe, reunida com a família, recomenda que um pano vermelho seja mantido na janela para que todos da casa fiquem protegidos.

A mulher conhecida na Bíblia por ter ajudado dois israelitas antes da conquista de Jericó promete encantar os telespectadores da Rede Record com sua fé e coragem, explica a atriz Miriam Freeland, que interpreta Raabe. “Ela é uma grande personagem não só na Bíblia, mas na novela também. Raabe é potente, intensa”, afirma.

Para dar vida à personagem, Miriam conta que precisa lidar com diferentes nuances em cada cena. “Eu tentei dar humanidade a ela. Como Raabe é uma prostituta, eu precisava acontecer como prostituta, ela vive da profissão dela, mas, ao mesmo tempo, tem esse pano de fundo da fé dela, das dificuldades, da mocinha. Sinto que Raabe é uma grande heroína”, avalia.

A atriz afirma que o preparo para viver a personagem envolveu a leitura da Bíblia e de outros dois livros. Segundo Miriam, a dualidade de Raabe foi o que a surpreendeu mais. “Raabe é reconhecida socialmente como uma mulher menor, mas ela também está no papel de salvadora. Ela salva os espias e, por conta disso, a família dela é protegida quando Jericó inteira rui. Raabe é reconhecida como uma mulher muito importante, ela está na genealogia de Jesus.”

Além de encarar as particularidades de sua personagem, Miriam revela que a linguagem da época foi outro desafio da novela A Terra Prometida. “Senti muita dificuldade pela embocadura do texto, não pode fugir, tem que falar aquelas palavras que estão ali. O desafio é falar de uma maneira que não fique tão duro para quem está ouvindo. Hoje não tenho muita dificuldade em decorar o texto, mas fiquei bem tensa nos primeiros dias”, diverte-se.

Miriam destaca que a história de Raabe também inspira algumas reflexões. “Raabe representa uma classe de pessoas desamparadas, à margem da sociedade e, simbolicamente, Deus a acolhe e protege. O que mais chama a atenção nessa história é ver que todos são dignos de amor, de generosidade, de benevolência.” A novela A Terra Prometida vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h30, na Rede Record.

imagem do author
Colaborador

Por Rê Campbell / Foto: Munir Chatack