Quem são os insensatos e cegos?

Imagem de capa - Quem são os insensatos e cegos?

“Insensatos e cegos! Pois, qual é maior: o ouro, ou o Templo, que santifica o ouro? E aquele que jurar pelo Altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o Altar, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois, qual é maior: o ouro, ou o Templo, que santifica o ouro?” (Mateus 23.17-19).

Nesta passagem, Jesus se dirigiu aos religiosos, àqueles que entendiam muito a Palavra de Deus. Ele não estava os chamando de burros, mas de insensatos. Sensata é aquela pessoa que não usa o coração, mas que ouve a voz da razão. E, nesta ocasião, Jesus está dizendo que eles não estavam raciocinando, ou seja, Ele estava os chamando à razão, ao intelecto. Afinal, não basta a pessoa repetir versículos da Bíblia. Ela precisa praticá-los.

Deus quer nos fazer pensar. Ele quer nos mostrar a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que O serve e o que não O serve. E como uma pessoa vive na injustiça? A injustiça é um pecado e separa o homem de Deus. Portanto, é preciso que a pessoa avalie sua vida, pese e raciocine. Se ela contraria a justiça de Deus, a sua consciência vai lhe dizer para que deixe o pecado.

Ainda que ninguém tenha algum mérito, Deus dá a oportunidade de viver na justiça, porque de nada adiantaria o amor dEle se Ele não fosse justo. Por isso, deve existir uma diferença entre os que são corretos e os que não são. Deus é justo, perfeito e santo.

imagem do author
Colaborador

Bispo Edir Macedo / Foto: Getty images