“Quebrei a cara! Por que será?”

Uma linha tênue separa a perseverança da teimosia, mas saber dar o braço a torcer é importante e, por que não dizer, necessário

Imagem de capa - “Quebrei a cara! Por que será?”

Muitas mulheres se orgulham e batem no peito ao se dizerem teimosas, como se isso fosse uma virtude. Outras confundem teimosia com perseverança. Contudo há uma linha tênue que separa um comportamento do outro e o fato de não sabermos exatamente onde pisamos pode nos conduzir a uma espécie de campo minado em que qualquer passo em falso pode ser espiritualmente catastrófico.

A teimosia vem da insistência de manter a própria vontade e, por isso, muitas mulheres não medem esforços para satisfazer a si mesmas – ainda que isso signifique caminhar na mentira, na injustiça, no pecado, no erro e no autoengano. O “xis” da questão é que muitas chamam a teimosia de Fé e essa ilusão as faz quebrar a cara.

ENTENDA
A teimosia também faz com que a Vontade de Deus seja postergada e pode implicar na manutenção de um relacionamento que não deveria prosseguir, em ter um jeito estúpido, em devolver o mal também com mal ou em distribuir alfinetadas nos outros com o pretexto de não se esquivar da verdade.

Por vezes, a teimosia funciona como um background (plano de fundo) de outras características que a mulher também não quer admitir: a soberba, o orgulho, a arrogância ou uma artimanha para defender bandeiras e ideologias pessoais, como a autossuficiência, por exemplo.

De toda forma, a teimosia faz com que a pessoa ande à mercê das próprias consequências, como diz a Bíblia: “Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.”
(Salmos 81.11-12).

O ato de perseverar, por sua vez, revela disciplina e constância – e não rebeldia. É algo extremamente positivo e necessário para a existência da Fé.

COMO SE TORNAR UMA EX-TEIMOSA
Esse comportamento de teimosia tem revelado que muitas mulheres não se submetem à Voz do Espírito Santo e, por isso, não se desprendem das próprias opiniões. Dessa forma, elas têm se tornado mimadas e vazias de Deus. Muitas até insistem em dizer que são fiéis a Ele, quando, na verdade, não são, pois as atitudes que elas têm refletem os frutos de uma natureza carnal.

Em uma postagem em sua rede social, a colunista e escritora Núbia Siqueira observou que a teimosia é uma das maiores causas de sofrimento na vida das pessoas: “infelizmente, a pessoa que é teimosa, mesmo quando está sangrando e sofrendo, continua a repetir os mesmos erros”, comentou. Ela ainda citou que o único remédio para deixar de ser teimosa é reconhecer que tem esse defeito e deixar de ser cabeça-dura.

Como se livrar da teimosia na prática? Basta recorrer à Pessoa do Espírito Santo. É Ele que nos convence da nossa condição de ser humano falho e que nos motiva a mudar. Ele nos mostra quem somos, indica quando e onde erramos e aponta como podemos agradar a Deus.

Portanto busque o Espírito Santo e se submeta a Ele. Agindo assim, você não vai mais fazer escolhas erradas nem quebrar a cara.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Getty images