Quarentena eleva tempo gasto na internet para 25% do período acordado
Adultos estão utilizando mais telas do que nunca. O que pode ser prejudicial
Durante a quarentena, adultos estão passando, em média, mais de 25% do tempo acordados na internet. Os períodos anteriormente utilizados para exercícios, locomoção, passeios ou outras atividades fora de casa foram quase totalmente substituídos por atividades online. E outras tarefas, como leitura e limpeza, também estão perdendo espaço no dia a dia.
Essa é a conclusão a que chegou um estudo realizado na Inglaterra durante o mês de abril, quando a quarentena já estava consolidada na maior parte do mundo. A empresa responsável pelo estudo acredita que a quarentena “deixará um legado de comportamento digital”. Ou seja: esse aumento do uso da internet tende a permanecer, mesmo após o fim do afastamento social.
“O novo coronavírus mudou radicalmente o modo que vivemos, trabalhamos e nos comunicamos online”, afirma o responsável pela pesquisa Yih-Choung Teh.
Mude os hábitos
O problema é que a internet é capaz de causar muitos prejuízos a quem passa tantas horas online. Por exemplo: o aumento do uso de internet e redes sociais está diretamente ligado ao aumento de casos de estresse e depressão, além de outros transtornos mentais.
Existem até mesmo relatos de quem ficou cego após passar horas exposto às telas.
Por isso, especialistas recomendam que haja uma regulação no tempo gasto em telas. Para a psicóloga Elaine Terra, as pessoas devem abdicar daquilo que é excessivo, especialmente do que acrescenta pouco ou nada à sua vida e substituir por outras atividades.
“Leia um bom livro, pratique atividade física, pense em coisas que você gosta de fazer. Abra uma caixa de fotos para ter momentos em família, recordações positivas. Tudo isso ajuda você a ter o equilíbrio para lidar bem com tudo isso”, afirmou Terra, em reportagem especial da Record TV.
Busque ajuda
Como qualquer outra dependência, o vício em internet pode ser difícil de ser curado. Por isso a Universal oferece auxílio a todos que querem se libertar. O Tratamento Para a Cura dos Vícios pode ser acompanhado presencialmente, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Clique aqui para encontrar o endereço mais próximo.
Caso prefira, também é possível participar de casa. Todas as reuniões do Tratamento estão sendo disponibilizadas no Youtube. Clique aqui para assistir.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo