Rede aleluia
Quanto vale o tempo para você?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 5 de Novembro de 2017 - 02:05


Quanto vale o tempo para você?

É possível gerenciá-lo e melhorar sua vida

Quanto vale o tempo para você?

Quem ainda não ouviu falar que o tempo é valioso? E a palavra tempo pode ter vários significados, dependendo do contexto. Para alguns, é um luxo; para outros, representa dinheiro. Tema recorrente nas discussões entre amigos e também no âmbito profissional, já foi debatido até em filmes. Um exemplo é O Preço do Amanhã, uma ficção que retrata, em um futuro próximo, como o tempo se torna a principal moeda de sobrevivência das pessoas. Metáforas e debates à parte, voltando para a nossa realidade, vemos que, em casa, no trabalho, na faculdade, na vida pessoal e no relacionamento a dois, devemos não só organizar o que vamos fazer com o tempo, mas também encontrar maneiras para que as tarefas diárias possam ser feitas da melhor forma, na tentativa de nos colocarmos à frente do tempo.

Organize-se

Algumas informações podem contribuir nesse sentido. Organizar o seu dia com antecedência, ter uma rotina e listar os compromissos, é um bom começo. Hoje há aplicativos de celular com essa finalidade. Se não tiver essa possibilidade, use uma agenda de papel mesmo. À medida que for cumprindo as tarefas, verifique quais serão as próximas. Leve na sua mochila ou bolsa aquilo que será útil para a sua atividade profissional e para atender aos seus compromissos. No trabalho, coloque sua mesa em ordem para visualizar facilmente tudo o que procura sem perder tempo. Isso vale para documentos, pastas, relatórios e arquivos no computador. Mas, antes, organize as coisas em sua casa também. É o ponto de partida para ter disciplina em tudo.

Estabeleça prioridades

Você pode ter mil compromissos no seu dia a dia, por isso, é importante dar prioridade às obrigações mais urgentes. Faça uma lista definindo o tempo que vai usar para realizar cada uma delas. Comece pelas mais difíceis e vá se desincumbindo, deixando as que você tem mais habilidade de cumprir para o final do dia. Para não desperdiçar tempo, evite distrações. Mantenha o foco e deixe para entrar nas redes sociais, por exemplo, quando tiver terminado suas tarefas principais. Se você contabilizar cada momento perdido com a desconcentração, verá que se trata de um tempo a menos que você poderia usar para outras coisas mais produtivas. Perceba que isso vai ajudá-lo até no planejamento da sua vida como um todo e nas suas escolhas para o futuro.

Prepare-se

Contudo, não adianta planejar todas as tarefas e não ter disposição para realizá-las. Para não se tornar escravo do tempo é extremamente importante que você programe intervalos para desocupar a mente. Separe algumas horas para o lazer, nem que seja no fim de semana, e procure dormir bem para não sobrecarregar a mente. Conhecer sua rotina, organizar suas tarefas e administrar o seu tempo são ações que vão ajudá-lo não só no trabalho, mas também lhe trarão mais qualidade de vida e momentos para aproveitar com quem ama.

O tempo é, sem dúvida, uma das coisas que mais passam rápido na vida, mas quem encontra propósito e tem clareza quanto às suas prioridades consegue gerenciar a sua agenda com facilidade, mesmo não tendo artefatos tecnológicos para isso. Não existem ferramentas que compensem a falta de objetividade, mas há um belo prêmio para quem consegue unir motivação, direcionamento e foco. Por isso, é preciso perceber que, na época em que vivemos, lidar com o tempo é algo fundamental e precioso. Com ele, podemos fazer praticamente tudo. Então, melhor não perdê-lo.

O futuro é agora

Não há tempo melhor para fazer o que é certo do que agora. O futuro nunca está aqui. Qualquer progresso só pode acontecer no presente. Agora é o único momento em que todo e qualquer avanço pode ser feito. Uma coisa que nunca vai sobrar na sua vida é tempo. Use-o com sabedoria. Agora. Um dia ele vai acabar. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.


Quanto vale o tempo para você?
  • Por Eduardo Prestes / Fotos: Fotolia 


reportar erro