Quanto a vida on-line tem prejudicado sua vida off-line?

Neste ano, use a internet, mas não permita que ela use você. Entenda mais sobre isso

Imagem de capa - Quanto a vida on-line tem prejudicado sua vida off-line?

Apesar da facilidade de comunicação promovida pela internet, como permitir contato com pessoas distantes, existem malefícios relacionados ao uso excessivo, aquele que gera necessidade de estar conectado o tempo todo. Algumas pessoas não conseguem se desconectar nem nas horas de descanso e chegam a dormir com o celular debaixo do travesseiro para monitorar as mensagens. Outras têm como primeira ação do dia o hábito de acessar as redes sociais. A dependência é tanta que algumas levam o aparelho para o banheiro, para a mesa das refeições e para outros momentos onde o uso é inoportuno.

Dados de um estudo realizado em parceria pelas plataformas de gerenciamento de redes sociais Hoopsuite e We Are Social revelam que, no Brasil, as pessoas passam, em média, 10h8 minutos por dia conectadas à internet. Isso significa que, em um ano, o brasileiro passa 145 dias inteiros on-line.

Muitas pessoas trabalham com a internet e com as redes sociais e, por isso, dependem delas. Vale lembrar que, usadas de maneira saudável, as tecnologias realmente não fazem mal. No entanto o que deve ser questionado pelo internauta é se ele não está preso a um tipo de uso desnecessário. Será que várias horas são perdidas em vídeos e publicações inúteis, que nada acrescentam? Há

pessoas que se tornaram dependentes dessas plataformas a ponto de passarem mal fisicamente quando elas sofrem com instabilidade, como já aconteceu recentemente.
Todo esse uso prolongado dos smartphones e aparelhos que nos conectam à internet tem causado diversos problemas físicos, como insônia, problemas de visão, posturais, como os de coluna, tendinite e muitos outros. Por consumir grande parte da rotina, o uso demasiado da web causa ainda o afastamento de tarefas fundamentais, como atividades físicas e contato pessoal, uma vez que o indivíduo prefere se relacionar de modo on-line. Ele prejudica ainda o convívio familiar, a produtividade no trabalho, os momentos de lazer e, principalmente, a vida espiritual, que reflete em todas as áreas, pois, para estar conectada, a pessoa deixa de se dedicar a ter momentos com Deus, como as orações, os propósitos e a meditação da Bíblia.

Você é uma pessoa moderada?
Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas escreveu sobre o tempo que as pessoas desperdiçam na internet olhando a vida alheia e consumindo informações desnecessárias – e até indevidas – por meio de uma tela. Ele questionou essa falta de interação com o mundo real e o que daria para fazer nesse tempo gasto com a internet: “infelizmente, a maioria das pessoas da geração de hoje passa cinco dias sem ler a Bíblia, mas atualiza a timeline do Instagram a cada cinco minutos. O excesso de tempo de exposição às mídias sociais está prejudicando a vida espiritual, pessoal e familiar de muitos. Alguns não trabalham direito porque não largam o celular. Outros deixam de ler a Bíblia e falar com Deus para dar uma checada no Facebook. Sem contar os que não conseguem mais aproveitar o tempo em família porque preferem a vida digital a vida real”.

No âmbito espiritual, ele afirmou que a falta de interação impede a pessoa de testemunhar a Fé, evangelizar e ganhar almas. “Como vamos conhecer o sofrimento do nosso próximo e falar do Senhor Jesus e das nossas experiências para ele, se não conversamos para saber o que o tem afligido?”, questionou.

Já o alerta na área profissional é que, se a pessoa não se preocupar em ter um networking, isto é, trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes por meio da manutenção de relacionamentos interpessoais produtivos, ela acabará perdendo oportunidades e dinheiro.

O Bispo observou que a falta de interação causa solidão e problemas familiares, já que cônjuges e/ou pais e filhos não conseguem dialogar. Ou seja, se um membro da família não se preocupa em compartilhar com os seus familiares as suas experiências, dificuldades e superações, isso mina o bom relacionamento familiar.

Por fim, o Bispo explicou que não é proibido ter conta nas mídias sociais, mas que o equilíbrio é necessário. Para elucidar, ele usou o seguinte versículo: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. (2 Timóteo 1.7). Segundo o Bispo, “a pessoa de Deus é moderada em tudo, inclusive, no uso das mídias sociais. Portanto comece a se policiar. Não fique perdendo tempo com coisas que não vão edificá-lo e decida colocar um limite no tempo que você desperdiça com a internet”.

Por isso, amigo leitor, a Folha Universal o convida a refletir se é você que usa a internet ou se é ela que tem usado você. Caso perceba que o uso demasiado da web tem feito parte de sua rotina e prejudicado áreas da sua vida, peça em oração para que Deus lhe dê o Espírito de moderação e faça sua parte: estabeleça limites sobre o tempo e as ocasiões em que deve acessar as telas e mantenha Deus como prioridade em sua vida.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: getty images