Rede aleluia
Qual tipo de olhos você usa?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 12 de Maio de 2017 - 03:15


Qual tipo de olhos você usa?

São eles que determinam a sua condição espiritual

Qual tipo de olhos você usa?

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!Mateus 6.22,23

Infelizmente, existem pessoas que só conseguem enxergar o lado ruim das situações, coisas e pessoas. Elas sempre têm um defeito para apontar e uma reclamação a fazer. Para elas o copo sempre estará meio vazio e nunca meio cheio.

São pessoas negativas, que têm por hábito sempre lamentar por aquilo que não possuem, quando deveriam agradecer por tudo que têm. Se são assaltadas, por exemplo, amaldiçoam a Deus, quando deveriam ser gratas a Ele por terem saído desse incidente ilesas.

O Senhor Jesus deixa claro que a nossa vida e o nosso interior dependerão de como são os nossos olhos. Se forem bons, seremos luz, se forem maus, seremos trevas. Em outras palavras: a nossa vida é resultado da maneira como nós a enxergamos. Se com os olhos carnais, limitados ao que está diante deles, ou espirituais, que enxerga com os olhos da fé.

O bispo Augusto Dias ressalta que a condição espiritual de alguém é medida pelos seus olhos. Ele cita o exemplo de Ló e Abraão. O primeiro era guiado pelos olhos físicos, enquanto o segundo, pelos olhos espirituais.

Se a pessoa usa os olhos físicos, que são cobiçosos, como foi o caso de Ló, fará a escolha errada. Porém, se a pessoa ignora os físicos e usa os olhos espirituais, então fará a escolha certa.

“Os olhos espirituais são os olhos da fé e do entendimento, enquanto que os olhos físicos são os do sentimento e da emoção. Dão certo as atitudes tomadas pelos olhos da fé; dão errado as atitudes tomadas pelos olhos da emoção”, destaca o bispo.

Visão espiritual

Abraão andava sempre com os olhos da fé e, por isso, deu a Ló o privilégio de escolher o seu melhor caminho. Assim sendo, disse a Ló: Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.” Gênesis 13.9

Abraão não estava preocupado se ficaria com a pior parte, pois, por meio da fé, ele a faria ser a melhor.

“E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.” Gênesis 13.10,11

A princípio, a escolha de Ló parecia ser a melhor, a mais vantajosa. “Mais tarde, porém, constatou que a sua escolha foi terrivelmente desastrosa, porque acabou perdendo a sua mulher, a sua riqueza e, o pior de tudo, a companhia do homem de fé e amigo de Deus: Abraão. E por força das circuns­tâncias, ele acabou tendo que habitar numa caverna com as duas filhas. Cometeu incesto e gerou dois povos, os moabitas e os amonitas, que, mais tarde, vieram a se tornar inimigos do próprio povo de Deus”, explica o bispo.

Ele destaca que, quando a pessoa perde a visão espiritual, passa a ser dirigida pelos olhos físicos, que não podem ver a Deus e, consequentemente, não conseguem discernir a Sua vontade. Foram os olhos físicos de Ló que o conduziram para Sodoma e Gomorra.

Só quem tem a visão espiritual é que tem a capacidade de fugir do mal. Quando a pessoa se deixa levar pelos olhos físicos, passa a satisfazer somente os instintos da carne.

Na Bíblia, o apóstolo Paulo, orienta: “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4.18

Ló perdeu a visão espiritual quando se separou de Abraão, que tinha a Luz. Sem a Luz, ele caiu em desgraça. O mesmo acontece quando a pessoa abandona a fé: ela passa a ser guiada pelos olhos da cobiça, da ganância e da inveja, até que perde tudo. “E acaba tendo que morar na caverna, desgostosa da vida, desanimada, sem fé, sem esperança e sem perspectiva.”

Se, a exemplo de Ló, você perdeu a conexão com a Luz e, neste momento, se encontra numa caverna, desanimado e sem direção, ignore as circunstâncias, tome uma atitude de fé e restabeleça a comunhão com Deus.

Participe da reunião do Encontro com Deus, que acontece todos os domingos, no Templo de Salomão e em todos os templos da Universal. Consulte aqui o endereço mais próximo de sua casa.

(*) Texto baseado em publicação no blog do bispo Augusto Dias


Qual tipo de olhos você usa?
  • Por Jeane Vidal (*) / Foto: Fotolia 


reportar erro