Qual tem sido o seu refúgio nos momentos de medo?
Muitos homens em dificuldade buscam apoio justamente naquilo que os frustrará ainda mais
Davi, um valente guerreiro, enfrentou tempos difíceis e teve que se esconder em cavernas e fugir para o deserto para escapar dos inimigos. Nesse processo, ele se tornou um especialista na arte da autodefesa, mas nunca deixou de buscar a ajuda divina. Ele reconhecia que, apesar de seu conhecimento e habilidades, somente Deus poderia protegê-lo contra o mal, como expressou no Salmo 91.2: “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nEle confiarei”.
Apesar do exemplo milenar, muitos homens buscam refúgio em diversas formas de evasão, como amizades, entretenimentos e redes sociais onde podem assumir personas com filtros e imagens preparadas para mascarar a verdadeira realidade. Vícios como bebidas, jogos e pornografia são usados como anestesia para que esqueçam os problemas. Mas todas essas fugas são passageiras. Inevitavelmente, chegará o momento que você terá que encarar suas dificuldades e medos, o que pode ocorrer em circunstâncias ainda mais desafiadoras e acompanhadas dos efeitos gerados por sua demora em agir.
É inegável que todos os homens enfrentam medos, embora alguns relutem em admitir. Mas é importante reconhecer que o medo é uma resposta natural às incertezas da vida. O verdadeiro diferencial reside na maneira como você lida com esses medos, pois isso molda significativamente o curso de sua vida.
ALIADO DURANTE O CAOS
Os medos podem variar amplamente, desde o temor de perder o emprego e não poder sustentar a família até preocupações com o ganho de peso, a estabilidade do casamento, o inevitável encontro com a morte e a incerteza do desconhecido. Medos também podem se manifestar em face de mudanças significativas ou do receio de falhar.
Contudo é fundamental reconhecer que há uma fonte de força e consolo disponível para quem busca. A Bíblia cita 366 vezes a frase “não temas” para que você não se esqueça de que há um alicerce bem presente nas horas de tribulação, como está em Isaías 41.10: “Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo”.
Nesses momentos de fragilidade são a presença e a orientação divina que sustentam. Portanto, em vez de deixar que o medo controle sua vida ou de fugir para onde seus problemas aumentarão em vez de serem resolvidos, você pode buscar refúgio e força na fé, sabendo que há um apoio inabalável disponível. O refúgio verdadeiro não está em objetos, símbolos ou saberes humanos, mas unicamente no Deus Vivo. Quando se sentir fraco, com medo ou sozinho, lembre-se do Salmo 46.1-3: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza”.
Não se entregue ao medo, pois Deus está ao seu lado e quer seu bem-estar. Basta buscá-Lo como seu aliado.