Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 22 de março de 2020 - 00:05


Qual o papel de um vereador?

Ele fiscaliza o prefeito para o povo e elabora as leis do município, entre outras funções

Como não há condições de todos os cidadãos de um município participarem diretamente da política, eles elegem pessoas que informarão seus interesses e necessidades à prefeitura. Depois disso, esses representantes do povo tentam assegurar que o que foi proposto seja realizado com honestidade e competência. Esse é um dos papéis dos vereadores, profissionais que trabalham no Poder Legislativo de uma cidade.

É a Constituição Federal e as leis orgânicas municipais que estabelecem tudo o que o vereador pode e não pode fazer durante o mandato.

Origem
Esse cargo político se originou na Europa, quando pessoas escolhidas pelo povo “vereavam” (andavam) pela comunidade para ver se tudo estava correndo bem com a população e se alguém precisava de alguma coisa ou que alguma providência fosse tomada. Ele foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. O verbo verear vem da palavra vereda (caminho).

Nas eleições deste ano, mais de 450 mil candidatos disputarão as 57 mil vagas de vereador nos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Muitas vezes, esse é o primeiro passo de alguém em uma longa carreira política.

Você sabia?
Cada Câmara pode ter no mínimo nove e no máximo 55 vereadores. O total de vagas depende do tamanho da população de cada cidade.

Em cidades pequenas, de até 10 mil pessoas, os salários desses profissionais devem ser no máximo 20% do salário de um deputado estadual daquele Estado. O percentual aumenta de acordo com o número de habitantes, até chegar a 75%, no caso das cidades com mais de 500 mil habitantes.

Justamente pelo fato de os vereadores representarem o povo de seu município, é indispensável que o eleitor saiba quais são as principais funções deles. Confira, na arte ao lado, quais são elas.


  • Marcelo Rangel / Arte: Édi Edson 


reportar erro