Qual o caminho para a realização de um sonho?

Considerada a cidade dos sonhos, a cada ano aumenta o número de pessoas que vivem nas ruas de Los Angeles. Entenda o que realmente garante o sucesso

Imagem de capa - Qual o caminho para a realização de um sonho?

Recentemente, o site de notícias BBC de Londres realizou uma matéria destacando o crescente número de pessoas morando nas ruas de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. De acordo com a reportagem, somente no ano de 2016, o número de moradores de rua aumentou 23%.

A fama de “cidade dos sonhos” tem atraído milhões de pessoas para Los Angeles em busca de sucesso e oportunidades. Mas, ao chegarem lá, elas se deparam com outra realidade. Sem emprego e sem dinheiro acabam engrossando a população de pessoas que vivem nas ruas. No lugar que almejavam realizar sonhos, os perdem.

O fato é que esse não é um problema específico de Los Angeles. No mundo inteiro, pessoas saem de suas cidades, países e até continentes de origem, em busca de uma vida melhor, porque acreditam que em outro lugar terão mais chances de sucesso, mas nem sempre é assim.

A verdade é que o fator determinante para o sucesso ou o fracasso de alguém está dentro dela, e não fora. Não é o lugar, mas o que está em seu interior.

Todo mundo tem sonhos e isso é primordial na vida do ser humano, pois são eles que nos motivam a acordar todos os dias, lutar, perseverar, a fim de vê-los concretizados.

De acordo com o bispo Edson Costa, Deus é quem planta o sonho dentro de nós e o faz, porque já projetou tudo para a realização dele, pois está escrito que Ele é o Autor e consumador da fé (leia Hebreus 12.2).

“Se Ele foi o Autor, se Ele plantou esse sonho dentro de você, Ele vai lhe dar condições de consumá-lo, conclui-lo, completá-lo e fazer a diferença de fato e de verdade”, afirma o bispo.

Porém, entre o sonho e a sua realização existe um percurso a ser percorrido, e o grande problema é que, conforme o tempo vai passando, e as lutas e os obstáculos vão surgindo e aumentando, a pessoa desanima e, por não conseguir vislumbrar uma saída para a concretização daquele sonho, a certeza dá lugar à dúvida.

O bispo Edson destaca ainda que a cada dificuldade que a pessoa enfrenta, a chama que havia dentro dela vai diminuindo, a ponto de ela desenvolver a maldição do “nunca”.

“Se antes ela dizia que iria encontrar o amor da vida dela, agora diz que nunca será feliz; se tinha a visão de ter o próprio negócio e fazer a diferença, hoje está conformada com o emprego que possui, porque acredita que nunca conseguirá ser um empresário de sucesso. Essa maldição se instalou na mente dela de tal maneira que a chama daquele sonho – plantado por Deus – se apagou”.

Por isso, não desista diante de uma palavra negativa, diante de um problema ou de alguém que não tem a mesma visão que a sua. Não importa se as pessoas não acreditam em você ou no seu sonho; é imprescindível que você acredite, porque Deus acredita, do contrário não teria plantado esse desejo em você.

A Bíblia conta a história de um homem chamado Simeão, cujo sonho era ver o Senhor Jesus. Ele já era velho quando lhe foi revelado pelo Espírito Santo de que ele não morreria antes de ver o Salvador do mundo.

Segundo os estudiosos, já haviam se passado 20 anos quando a promessa se cumpriu. Certamente, muitas vozes de dúvidas vieram a sua mente ao longo do tempo para tentar matar aquela semente, aquele sonho que ele nutria, mas em nenhum instante ele permitiu que aquela chama fosse apagada, porque guardou dentro de si aquela palavra.

Certo dia, ao chegar no Templo, ele se deparou com José e Maria que haviam levado Jesus para ser apresentado. Quando ele viu aquele menino, dentro dele houve a confirmação de Quem se tratava. A promessa havia se cumprido.

A exemplo de Simeão, não deixe o tempo, a dúvida, as palavras negativas ou as circunstâncias matarem o seu sonho.

“Não desista daquilo que Deus lhe prometeu”, aconselha o bispo. “Em vez de murmurar, reclamar, quando vierem os pensamentos de derrota, rejeite-os. Sua reação diante dos problemas fará a diferença. Faça tudo diferente e Deus trará resultado diferente. Assuma uma postura de Filho de Deus. ”

Para aprender mais sobre como usar a fé para a realização dos seus sonhos e metas, participe do Congresso para o Sucesso, que acontece todas as segundas-feiras, especialmente às 22h, no Templo de Salomão, no Brás, zona leste de São Paulo. Ou clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Foto: Thinkstock