Qual é a sua bagagem?

Veja como evitar que as experiências negativas do passado atrapalhem o seu relacionamento

Imagem de capa - Qual é a sua bagagem?

Qual é a sua bagagem? Ao longo da vida, as pessoas vivem experiências que formam as bagagens emocionais. Elas constituem momentos bons e ruins, e influenciam na condução da vida.

O que você precisa saber:

A maneira como as pessoas lidam com elas também pode afetar os relacionamentos.

E foi sobre este tema que o Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane falaram durante a palestra da Terapia do Amor, que aconteceu na noite desta quinta-feira (21), no Templo de Salomão.

“Todo ser humano carrega dentro de si uma bagagem e ela está fazendo parte do seu comportamento, das suas atitudes, das suas decisões e escolhas”, comentou o Bispo.

É preciso entender que no relacionamento é necessário desaprender das coisas ruins para, então, aprender as coisas boas. Ainda é preciso identificar os maus hábitos, ou seja, aquilo que não funciona e eliminá-los, desenvolvendo novos e melhores hábitos, e isto inclui as bagagens trazidas do passado.

“Quando falamos de bagagem, não falamos – literalmente – da mala, ainda que a analogia é muito apropriada, mas estamos falando que quando duas pessoas se casam, elas – literalmente – trazem as crenças que absorvem ao longo da vida. Todos temos nossas bagagens”, disse o Bispo Renato.

Nenhum relacionamento começa do zero:

Os palestrantes afirmaram, também, que nenhum relacionamento começa do zero.

Ele explica que o ‘zero’ se refere à bagagem emocional. Ou seja, tudo que aconteceu no passado da pessoa, suas experiências, seus traumas, geram um saldo emocional que ela acaba levando para dentro da relação.

Exemplos de bagagens:

A criação – Não importa se a sua criação foi excelente ou não; você leva isso com você para a relação.

Suas referências – Qual referência de casamento você tem? Você pensa em casamento como algo bom ou ruim? Você tem uma boa referência de marido/esposa?

Relacionamentos anteriores – Se você foi traído(a), você tem medo de ser traído(a) de novo; se foi maltratado(a), tem medo de ser maltratado(a) de novo, e assim por diante. Muitos complexos, muitas coisas mal resolvidas em relacionamentos anteriores, você acaba levando para o novo.

O que vem a seguir:

Em outro momento, o exemplo do rei Saul foi citado durante o encontro. Veja o que a Bíblia diz:

“Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem ainda viria ali. E disse o Senhor: Eis que se escondeu entre a bagagem. E correram, e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo; e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima. Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu?” (1 Samuel 10.22 ao 24)

  • Quem conhece a história, sabe que Israel não era como as outras nações, eles pediram um rei e, então, Samuel – guiado por Deus – escolheu Saul. E quando o povo soube que ele havia sido escolhido, procuraram saber quem era. Mas, Saul – quer por medo, por modéstia, insegurança, ou com tudo isso junto, ele se escondeu no meio da bagagem e não atendeu ao chamado de se apresentar ao povo.
  • Saul era um homem alto e forte, mas internamente inseguro, omisso com as suas responsabilidades e, também, medroso. O quer dizer de um homem que dentro de si estava escondido por debaixo de uma bagagem de medo, insegurança e de omissão? Sua história revelou que tipo de homem ele era. O homem que não conseguiu cumprir o papel que se esperava, ou seja, que era ser o líder da uma nação”, comentou o Bispo.

E finalizou afirmando:

“O que a gente pode dizer das bagagens é que elas tanto escondem quanto também revelam a pessoa, assim como aconteceu com Saul, que estava escondido atrás delas…”.

Próxima palestra:

Na palestra da próxima quinta-feira (28), Renato e Cristiane Cardoso darão continuidade ao tema e falarão mais acerca desse assunto. Por isso, não falte!

Quando e onde as palestras acontecem:

Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h, na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão, localizado no número 605 dessa mesma avenida.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Reprodução e iStock