Qual é a origem dos egípcios? Qual era a localização e a importância de Sodoma?

As respostas para essas perguntas estão na coluna 'Gênesis Responde'

Imagem de capa - Qual é a origem dos egípcios? Qual era a localização e a importância de Sodoma?
Qual é a origem dos egípcios? E qual foi a influência do Egito na Mesopotâmia?

A civilização egípcia nasceu no extremo nordeste da África, em uma região de características desérticas. Seu crescimento se deu graças aos abundantes recursos hídricos e terras férteis que se localizavam nas margens do rio Nilo.

Por volta de 1590 a.C, o Egito também exercia uma grande força política dominando a história da Mesopotâmia nesse período.

Além disso, a sociedade egípcia era organizada por meio de critérios religiosos e econômicos. O faraó ocupava o topo desta hierarquia na condição de chefe de Estado e encarnação do deus Hórus. Depois, logo abaixo, havia os sacerdotes, os nobres e os escribas.

Os soldados, sustentados pelo governo, garantiam a hegemonia do poder faraônico.

Registros históricos mostram que, além de conseguir prosperar economicamente pelo rígido controle da produção agrícola, os egípcios também produziram conhecimento em diversas áreas.

Qual era a localização e a importância de Sodoma?

Segundo o arqueólogo Steven Collins, responsável pela pesquisa da Universidade Trinity Southwest, Sodoma estava localizada em Tell el-Hammam, na Jordânia. Outros arqueólogos identificam Bab ed-Dhra, também na Jordânia, como a provável localização. Ou seja, os estudiosos divergem sobre o assunto.

De qualquer forma, a localização de Sodoma era considerada privilegiada por proporcionar fácil acesso a grandes reservatórios de água, como o Rio Jordão e o Mar Morto. A proximidade de importantes rotas comerciais também ajuda a explicar o fato de Sodoma ter prosperado.

Ainda de acordo com o estudo do arqueólogo Steven Collins, em Sodoma havia evidências de grandes portões e torres que indicavam que as fortificações da cidade, durante a Idade do Bronze, eram ainda mais expressivas do que se pensava.

Sodoma era dividida em dois distritos principais e ostentava muralhas com uma altura que variava entre cinco e dez metros.

Também existiam muitas praças conectadas por vielas, além de construções sofisticadas. Collins explicou também que o sistema defensivo era impressionante e formidável, uma vez que o objetivo era proteger as casas dos cidadãos mais abastados da cidade, incluindo o palácio do rei, assim como templos e outros edifícios administrativos.

imagem do author
Colaborador

Gênesis Responde/R7 / Foto: BLAD MENEGHEL/RECORD TV