Rede aleluia
Quais são os seus direitos como consumidor?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 12 de janeiro de 2020 - 00:05


Quais são os seus direitos como consumidor?

Conheça a legislação e confira algumas dicas para exercitar o seu papel como cidadão consciente

Quais são os seus direitos como consumidor?

Você conhece os seus direitos nas relações de consumo? Uma pesquisa da Boa Vista SCPC apontou que 67% dos brasileiros conhecem um pouco ou não conhecem nada sobre os direitos do consumidor. Apenas 7% afirmaram conhecer muito bem os direitos do consumidor, enquanto 26% conhecem razoavelmente. Os dados são de 2018.

O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, criado por meio da Lei nº 8.078/90, vai completar 30 anos em 2020. “O Código foi fundamental para o desenvolvimento e a melhoria dos produtos e serviços oferecidos no Brasil. Ele trouxe uma série de garantias ao consumidor”, esclarece Igor Marchetti, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Ele destaca a posição de vanguarda da legislação brasileira. “Hoje, por exemplo, falamos muito sobre a proteção de dados pessoais, mas é interessante observar que o artigo 43 do Código já trazia essa proteção, ainda que de forma rudimentar, pois na década de 1990 ainda não tínhamos as questões trazidas pela internet”, acrescenta.

O desconhecimento da lei prejudica o consumidor, que fica à mercê de práticas abusivas. “Nós do Idec sempre recomendamos que o consumidor verifique se o seu direito está sendo violado e reclame. Reclamar seus direitos faz parte da cidadania. Para o Idec, o consumidor cidadão faz parte da solução.

O consumidor que age e briga por seus direitos ajuda a melhorar as relações de consumo. E, além de atender a uma demanda individual, favorece toda a sociedade”, diz Marchetti. Por isso, trazemos algumas informações fundamentais para que as suas relações de consumo sejam mais justas neste ano.


Quais são os seus direitos como consumidor?
  • Rê Campbell / Arte: Edi Edson 


reportar erro