Pugilista faz vídeo em que mostra como bater na mulher durante o isolamento social

Pelo material com incentivo à violência doméstica, ele foi multado em 100 mil reais

Imagem de capa - Pugilista faz vídeo em que mostra como bater na mulher durante o isolamento social

No início da pandemia do novo coronavírus, o boxeador britânico Billy Joe Saunders (foto abaixo) publicou um vídeo mostrando como homens poderiam agredir as esposas que os irritassem durante o isolamento social.

Na gravação, publicada em suas redes sociais, Saunders aparecia batendo em um saco de pancadas – próprio para luta – e fazendo afirmações como: “Se sua ‘patroa’ está enchendo o saco e você tenta ser paciente”, dizia o boxeador. “Depois do sexto dia você está prestes a explodir”, completou, desferindo socos no aparelho.

O Conselho Britânico de Controle de Box suspendeu o atleta, afinal o esporte jamais deve ser utilizado para agressões. Além disso, ele também foi multado em 15 mil libras esterlinas (ou 100 mil reais) pelo incentivo à violência doméstica. Ele foi duramente criticado por internautas e se desculpou, dizendo que cometeu um “erro bobo”.

Vidas ceifadas

A violência doméstica e os abusos contra a mulher são um problema de escala mundial que só se acentuou durante o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.

De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a quantidade de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180 deu um salto. Em abril, o crescimento foi de quase 40% em relação ao mesmo período de 2019. E os números podem ser bem maiores já que o confinamento dificulta as denúncias.

A atitude do pugilista não pode ser classificada como apenas um “erro bobo”. Afinal, diariamente, milhões de mulheres são agredidas por homens que deveriam protegê-las e amá-las.

O problema deve ser encarado pelas vítimas com seriedade e fazer de tudo para parar a agressão. “Não há desculpa para abuso em um relacionamento. [O agressor] deve responder diante da lei, buscar tratamento para gerir os comportamentos agressivos, buscar ajuda psicológica, emocional e espiritual para que ele possa se mostrar digno de uma nova chance”, orienta o apresentador e escritor Renato Cardoso.

O que fazer em caso de violência doméstica?

Ao lado de Cristiane Cardoso, Renato dá algumas orientações de como a mulher deve agir quando se ver numa situação de abuso:

– Procure um lugar seguro. Um erro que muitas mulheres agredidas cometem é guardar para si a agressão. Você deve contar isso para um familiar ou alguém mais próximo que possa te ajudar.

– Depois, leve o caso às autoridades, denuncie o agressor.

Assista o vídeo abaixo para ver mais respostas do casal em relação a relacionamentos abusivos:

Você também pode contar com a ajuda do Projeto Raabe, criado para receber e orientar mulheres vítimas de qualquer tipo de abuso. Ele está presente em todos os estados brasileiros, clique aqui para ver o endereço mais próximo de você.

Para mais orientações sobre a vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, que acontecem toda quinta-feira, no Templo de Salomão. Os horários são 10h, 15h e 20h. O endereço é Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste de São Paulo.

Você também pode ir a qualquer Universal. Encontre o endereço mais próximo de sua casa aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Getty Images – Reprodução Instagram