Prontos-socorros e maternidades espirituais
De norte a sul do Brasil, a Universal segue incansável na missão de levar a Palavra de Deus a todos
Quando uma pessoa olha para uma igreja, ela consegue enxergar apenas um lugar onde pessoas se reúnem para orar, cantar e ler a Bíblia e, de fato, essas são ações realizadas nesse ambiente. Mas uma igreja é mais do que isso. Com a Palavra de Deus, ela é um pronto-socorro da alma que atende o aflito em sua angústia, o doente em sua dor, os enlutados com suas perdas, os cansados e sobrecarregados em suas frustrações e lhes dá vida.
E mais: uma igreja também é uma maternidade espiritual porque nela são gerados Filhos de Deus. Sim, todos os dias nascem Filhos de Deus nas igrejas, o que contraria a ideia de que todos já o são, pois somente com o verdadeiro arrependimento gerado pela Palavra de Deus é que uma pessoa pode nascer de novo, com uma natureza Divina.
Uma igreja é uma oportunidade de mudança de vida e, por essa razão, a Universal, em seus 47 anos de existência, não mede esforços para que uma igreja seja aberta. Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Engenharia da Universal (Engiurd), no Brasil, em 2024 nove igrejas foram construídas e entregues em diversas localidades do País. Entre as mais recentes estão o Polo FJU (Força Jovem Universal), localizado no bairro do Brás, ao lado do Templo de Salomão, em São Paulo (saiba mais na página 28), e a Universal em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, com abertura prevista para este mês. Além das obras concluídas, cinco estão em andamento, com algumas com previsão de entrega para 2025, entre elas a nova sede do Estado de Roraima, na capital, Boa Vista.
Rio Grande do Sul
O empenho em levar a Palavra de Deus para todas as pessoas não para nem em meio às catástrofes – pelo contrário, elas se tornam situações oportunas de, por meio da Fé, promover restaurações de vidas, como foi o caso das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, que afetaram cerca de 478 municípios e mais de 2 milhões de pessoas. Além da ajuda humanitária emergencial levada pelos voluntários da Universal, a igreja deu início às obras de reforma dos espaços atingidos.
Usando uma analogia feita com base na história bíblica de Neemias, que se dedicou a promover a reconstrução dos muros de Jerusalém e a reconstrução espiritual do seu povo, o Bispo Guaracy Santos, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no Rio Grande do Sul, diz que a maior dificuldade desde a catástrofe gaúcha é “reconstruir as igrejas afetadas fisicamente e reconstruir os muros espirituais, que é a fé daqueles que, por ainda não terem o Espírito Santo, hoje vivem na dúvida, com traumas e cheios de questionamentos”. Só neste ano, a Universal inaugurou seis igrejas no Estado e já terminou a reforma de nove das 17 igrejas atingidas pelas enchentes, além de estar finalizando os reparos de outras oito, como é o caso da sede estadual em
Porto Alegre.
Seja um construtor
“Toda casa é edificada por alguém, mas Deus é o Edificador de tudo” (Hebreus 3.4). Essa passagem mostra que cada porta aberta, cada reforma, cada detalhe posto em uma igreja, nasceu antes no coração do Altíssimo, o Único por meio do qual as pessoas podem alcançar a paz e a Salvação da alma.
E Deus, por Seu caráter justo, sempre reconhece e recompensa os esforços daqueles que se empenham para glorificar o Seu nome e servir ao próximo. “Agradeço às pessoas que vestem a camisa da Obra de Deus e que estão colaborando com determinação e aproveito para conclamar aqui outras pessoas dispostas a investirem na Obra de Deus, já que as legítimas igrejas de Jesus não têm estímulo financeiro de ninguém, a não ser das próprias pessoas que são gratas a Deus por tudo que têm conquistado na igreja”, destaca o Bispo Guaracy.
Para colaborar com a abertura de novas igrejas, acesse o QR Code disponível na página 05 do jornal físico (adquira seu exemplar na Universal mais próxima).
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!