Projeto Sorriso Saúde acolhe pacientes com fé e carinho

Ação foi realizada em parceria com a Capelania Hospitalar

Imagem de capa - Projeto Sorriso Saúde acolhe pacientes com fé e carinho

Recentemente, voluntários dos projetos Sorriso Saúde e Capelania Hospitalar, do Grupo da Saúde Universal (GSU), visitaram um hospital e maternidade de Guarulhos (SP).

O objetivo foi levar esperança de uma forma mais descontraída aos pacientes e seus familiares que, em sua maioria, estão ali há muito tempo. A iniciativa também se estendeu aos profissionais de saúde, que têm uma rotina exaustiva.

Saiba como foi a ação

A ação foi realizada por seis voluntários e durou cerca de três horas. Durante esse tempo, 89 pessoas foram alcançadas pela alegria e pela Palavra de Deus.

Usando o bom humor, os voluntários explicaram a importância de crer e recorrer a Deus na luta pela saúde, uma vez que Ele não se esquece de ninguém em nenhuma situação, por mais difícil que ela seja. Aliás, Ele é o Deus do Impossível e quem apela verdadeiramente à Fé recebe o milagre.

Conheça os projetos

O projeto Sorriso Saúde foi desenvolvido e atua para levar alegria e esperança com atividades que envolvem não apenas os enfermos, mas também seus familiares. Com músicas e brincadeiras, o projeto alivia a tensão e conscientiza sobre a importância da Fé.

Já o projeto Capelania Hospitalar também se dedica a levar conforto por meio da Palavra de Deus, mas com a realização de orações por pacientes e seus familiares. Independentemente do credo religioso, a maioria deles as aceita com gratidão.

A importância de receber a Palavra de Deus

O Pastor Lucas Lima, responsável pelo GSU em Guarulhos, conta como é realizar esse trabalho: “Nos hospitais vemos de tudo, pessoas que chegaram naquele momento, as que estão ali há muito tempo, as que têm esperança e as que já se entregaram à situação que enfrentam. Então, quando chegamos com o Sorriso Saúde e com a Capelania Hospitalar, conseguimos ver como cada pessoa reage”.

Ele relata algumas reações das pessoas que recebem as visitas do GSU: “Podemos notar que algo acontece dentro do paciente que não tem mais esperança ou que se sente abandonado quando ele recebe a alegria e a palavra de fé. Deus começa a trabalhar dentro daquela pessoa simplesmente pelo fato dela ter recebido a Sua Palavra”.

Boa aceitação

A voluntária Cinthia Mika Kikuchi, que dá vida à personagem dra. Sushi, no Sorriso Saúde, fala do trabalho que realiza: “É muito gratificante fazer parte desse projeto do GSU. Os focos são o paciente, seus familiares e os colaboradores dos hospitais. É perceptível a aceitação do projeto Sorriso Saúde, mesmo em momentos tão delicados de dor. Eles se sentem felizes com as interações, sejam elas por meio de brincadeiras, sejam com músicas, com mágica ou um simples sorriso”.

Alegria com seriedade

O Pastor Lima ressalta que, embora estejam transmitindo leveza, todos os voluntários do GSU têm em mente que quem está nos hospitais passa por momentos difíceis. “É importante frisar que nós não ficamos indiferentes com a situação de enfermidade da pessoa. Ensinamos como utilizar a fé de forma inteligente. Deus nos deixou os médicos porque Ele sabia que precisaríamos deles, mas também, acima de tudo, nos deixou a Sua Palavra para que possamos depender dEla.”

Cinthia também enfatiza a importância da iniciativa: “Quando nos colocamos no lugar do outro, percebemos necessidades que podem ser supridas com pequenos gestos que fazem a diferença no dia daquela pessoa que recebeu a visita. Quebramos a intensa rotina do hospital, sempre respeitando a individualidade de cada ser humano e as normas institucionais de biossegurança. Momentos em que a esperança ressurge são inestimáveis, pois desencadeiam a promoção do bem-estar e impactam positivamente a vida das pessoas”.

Colabore

Essa e todas as outras ações sociais da Universal existem graças à contribuição voluntária de quem acredita que a Palavra de Deus é capaz de transformar realidades.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas